5 passos para preparar um mochilão

03/09/2015

É quase obrigatório; quem sonha com o intercâmbio também se deslumbra com a ideia de colocar o pé na estrada, uma mochila nas costas e ficar perdido por aí, rodando por 15 dias ou até mesmo um mês.

Porém nem sempre é fácil planejar um, por isso aqui tem 5 dicas infalíveis para vocês:

1º: Defina a data!

Primeiramente, é importante ter de forma bem clara, a data que você planeja viajar; o  tempo que pretende ficar fora e a quantidade de dinheiro que tem disponível. Data escolhida, pegue o mapa da Europa (ou do lugar que você pretende mochilar) e comece a selecionar os destinos.  Faça isso com antecedência, assim você conseguirá preços mais acessíveis. Todo mundo fala que viajar de trem é ótimo, e os preços são bons, mas não custa nada pesquisar os roteiros pelas companhias aéreas e trajetos de ônibus.

2º: Onde ficar?

A opção para quem procura preço baixo são os hostels. Fique atento na localização e nos benefícios oferecidos. Tem hostel que é quase um hotel, e oferece até café da manhã. Dois sites que ajudam muito nessa pesquisa são: Hostelworld e o Booking.com. Normalmente, quando você faz a reserva pela internet, eles descontam apenas uma porcentagem do valor, como garantia da reserva. O pagamento mesmo é feito na chegada.

3º: Programe seus dias:

Roteiro definido, hostel reservado, agora é hora de você programar o que vai fazer em cada dia da viagem. Faça uma pesquisa antes e já lista quais os lugares que vocês precisam ou querem muito ir. Google maps é ótimo nessas horas, porque vocês podem colocar os nomes dos lugares e ver qual a distância entre eles. Se forem perto, vá a pé. Vocês conhecem muita coisa andando pelas cidades. Outra coisa, pesquisem os preços de museus e de todos os pontos turísticos que você quer ir. Isso ajuda muito.

4º: Organize seu dinheiro

É muito importante você ter noção de quanto pode ou deve gastar. Gosto muito da ideia de cota: 100 euros/dólares por dia. Esse é o dinheiro que tem para gastar no dia, nem um centavo a mais. Isso vai ajudar você a controlar suas contas e a não gastar toda a grana no início da viagem. O passo três vai ajudar você a definir a cota ideal, porque programando seu dia você já vai ter uma ideia que quanto irá gastar.

5º Passo: Atenção na hora de arrumar as malas

Para aquelas pessoas que acham que será impossível viajar apenas com uma mochila nas costas, uma boa opção são as malas de cabines. Lembre-se apenas de planejar muito bem o seu roteiro para não ter que ficar zanzando com uma mala ou mochila pesada por aí. Uma tarefa difícil para as meninas é o fato de levar pouca roupa; mas lembrem-se que é preciso deixar espaço na mochila para trazer as lembrancinhas e o que mais você tiver vontade de comprar. Outra questão importante é a respeito dos líquidos: na bagagem de mão é possível levar até 10 frascos de 100ml.

Abaixo segue a lista dos itens que não pode faltar:

- Um casaco (mesmo que seja verão)

- Capa de chuva (porque nem sempre os dias serão lindos e ensolarados)

- Medicamentos

- Sapatos muito confortáveis (porque se anda muito)

- Toalha de banho

Outro fato que pode ser levado em consideração é a ideia de lavar roupa durante o mochilão. As lavanderias ficam abertas até 22h e é uma ótima saída para quem levou pouca roupa. Sem contar que os preços para lavar e secar são bem acessíveis.

Pronto, agora é só colocar o pé na estrada! 

 

por Mégui Moraes