Janaina Freitas

19/01/2017

Eu já era apaixonada pela ideia de um intercâmbio na Irlanda há uns 8 anos, mas nunca conseguia unir tempo e dinheiro. Até que em Setembro de 2016 a oportunidade chegou!

Encontrei a ESTUDAR NO EXTERIOR por indicação de um amigo e ex-aluno (Uanderson Ramos) que também veio estudar em Dublin uns anos atrás. Não me arrependi! Meu primeiro contato com a Thaís foi muito importante, pois ela se dispôs a ficar comigo por um longo tempo no telefone, até que minhas dúvidas fossem sanadas e minhas perguntas todas respondidas.

Claro que outras perguntas surgiram e fiz contato mais inúmeras vezes. Sendo sempre bem atendida. (Obrigada, Thaís!) Inclusive, as compras das minhas passagens e dos Euros que trouxe foram feitas pela Estudar no Exterior. Ou seja, foram meu suporte sempre. Mesmo eu morando no Rio de Janeiro, e tendo tudo sido feito pela internet, por telefone e por correios.

Chegando à Dublin, meu transfer estava me esperando no aeroporto e me levou para a acomodação temporária, onde fiquei por 2 semanas. Mas já no caminho, ele foi me explicando muitas coisas, dando dicas e orientações. E nos dias seguintes tive bastante suporte, tanto do contato aqui na Irlanda, quanto da agência no Brasil. E no dia de tirar o visto ele foi comigo e, inclusive, me ajudou a resolver um problema que surgiu na hora. Sim! Tive um problema na hora do visto! Mas acabou tudo bem! Ufa!

A escola que estou tem bastantes brasileiros (INFINITY), mas isso é comum aqui. Meus professores são ótimos e lidam com isso muito bem. Só falamos inglês durante as aulas, o que é muito importante. Em pouco mais de 3 meses já aprendi muito vocabulário novo e tirei dúvidas que eu nem sabia que tinha, rsrs. Já que, no Brasil, sou professora de Inglês e estou na turma de ADVANCED aqui. Sem contar os amigos que fiz na escola. Minha turma é ótima, unida, participativa!

Na acomodação temporária conheci 3 meninas que se tornaram minhas melhores amigas aqui! Uma conseguiu acomodação permanente rapidinho! Eu e as outras duas (uma brasileira e uma Chilena) conseguimos logo depois, um apartamento (temporário) bem no Centro (em Dublin 1), onde ficamos por 50 dias. E já estávamos vendo várias casas (porque queríamos continuar juntas, já que a parceria estava dando certo!), mas nenhuma casa era "perfeita"... Ou muito longe e cara, ou era pequena, ou também era temporária...

Até que aquela quarta menina que conhecemos na primeira acomodação falou "A casa onde moro em Swords está para alugar. Vocês não querem vir ver?" Swords é longe do Centro, mas vale a pena! Ficamos apaixonadas pelo lugar na hora! E o valor era perfeitamente possível! Nos mudamos no dia 1º de Dezembro (meu aniversário!)

Agora que estávamos as 4 juntas novamente, numa casa linda, GRANDE e quentinha! Num lugar mais lindo ainda, chegou a hora de procurar trabalho! Entrei no site que recruta babás (mindme.ie) e fiz meu cadastro. E hoje (Janeiro/2017) estou cuidando de trigêmeos (lindos e inteligentes!) de 8 anos (que estão ajudando muito na minha fluência!) Com 3h de trabalho por dia, de segunda a sexta, vou conseguir pagar o aluguel, o ônibus e fazer as compras. Não vai dar pra ficar rica, mas pra mim, é o suficiente.

Já fui conhecer alguns lugares por aqui, mas ainda não fui longe. Estou esperando as férias. Mas o trajeto do Centro até Swords já é lindo. Todos os dias me surpreendo com algum detalhe na paisagem que não tinha notado. Morar no Centro é prático, mas morar mais longe é lindo! E falo muito mais inglês, pois dificilmente encontro Brasileiros.

Agora me sinto, de fato, na Irlanda, rsrs. Mas, vamos combinar que são os brasileiros que mais nos ajudam aqui, tenho de valorizar isso. 

Se está valendo a pena? SIM!!! Muito! É uma experiência tamanha. E não posso dizer que tive problemas de verdade aqui. Tudo dando certo até agora.

BJS!

Janaina Freitas - Mesquita - RJ


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade