Entenda o seguro governamental da Irlanda

19/02/2020

Quando se trata de seguro viagem, sempre surgem muitas dúvidas: qual contratar? É obrigatório ou não? Qual a cobertura exigida? Será que precisa mesmo? E por aí seguem-se as dúvidas... Falando de Irlanda, elas dobram de tamanho devido ao seguro governamental que é exigido no país. Por isso preparamos esse texto, para você poder entender mais sobre esse seguro e ficas por dentro das diferenças entre ele e o seguro viagem clássico.

 

O que é o seguro governamental da Irlanda?

Quando se trata da estadia na Irlanda, ter o seguro governamental é obrigatório para estudantes que ficarão por mais de 90 dias no país, pois ele será exigido tanto na imigração, quanto na hora de tirar o visto de estudante.

O seguro governamental é um seguro que permite que os estudantes tenham direito ao atendimento público de saúde da Irlanda. Vale lembrar que, mesmo o governo obrigando os estudantes a terem o seguro governamental para ter acesso a saúde pública, esse seguro é limitado e funciona mais em caso de emergências. Para consultas e exames, o estudante ainda tem custo extra.

 

Vou ficar menos de 90 dias, preciso contratar o seguro?

Se o curso tiver duração menor do que 3 meses, não é obrigatório ter o seguro governamental. Até 90 dias, você poderá ter acesso ao país na condição de turista e, consequentemente, não precisa cumprir as exigências para visto de estudante. Porém, mesmo na condição de turista, a imigração pode te solicitar um seguro saúde/viagem para o período da sua estadia! Neste caso, é sempre bom contratar um seguro pelo tempo de sua viagem, seja ele só para a Irlanda ou com cobertura para outros países europeus.

 

E para os outros países da Europa, ele também vale?

É importante ressaltar que o seguro governamental vale apenas para a Irlanda. Se for necessário fazer uma viagem para outro país durante o intercâmbio, esse seguro não irá cobrir demais eventualidades, mesmo se elas acontecerem coisa no caminho de ida ou volta do Irlanda.

Como a maioria dos estudantes acaba viajando para outros países durante o intercâmbio, nossa dica é: adquira o Seguro Governamental para fins de imigração e visto, e um outro particular para te assegurar durante suas viagens pela Europa!


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade