Governo irlandês oferece auxílio aos trabalhadores durante a pandemia do COVID-19

24/03/2020

Escolas e empresas paradas ou adaptando-se ao ensino e trabalho online, distanciamento social e outras medidas preventivas vêm sendo tomadas pelas autoridades no mundo todo. Apesar de necessárias, acabam criando situações problemáticas, como o caso de pessoas que não podem realizar o seu trabalho a distância e foram dispensadas. Levando isso em consideração, o governo irlandês está oferecendo um auxílio aos trabalhadores nestas situações devido a pandemia do COVID-19.

Mesmo fora da atual pandemia, cidadãos irlandeses têm direito a receber o Social Walfare, algo parecido com o nosso seguro desemprego, que é concedido pelo governo àqueles que, por motivos diversos, enfrentam dificuldades para arcar com despesas essenciais como moradia, manter seus filhos na creche e coisas do gênero. O que muda é que, atualmente, se você possui um GNIB e estava trabalhando regularmente antes do surto do COVID-19, você também terá direito ao benefício.

Em situações normais, um não-europeu detentor de um GNIB Card não teria direito ao auxílio, porém o governo irlandês entende que essas são circunstâncias excepcionais, concedendo o benefício aos estudantes estrangeiros detentores da permissão de trabalho.

A Elaine Santana, intercambista da EE que está morando em Dublin desde o final do ano passado, fez a inscrição e já recebeu o primeiro pagamento no valor de 203 euros. Segundo ela, esse auxílio está sendo de grande importância.

Para poder se candidatar, você precisava estar trabalhando, com um contrato de trabalho em uma empresa que pagava o os impostos referentes a sua contratação ao Revenue e ter sido dispensado ou temporariamente dispensado em função do COVID-19. O Revenue Commissioners, coloquialmente chamado de Revenue, é o órgão do governo irlandês responsável por alfândega, impostos especiais de consumo, impostos e assuntos relacionados.

O valor pago será de 203 euros semanais e inicialmente, seria concedido por um período máximo de seis semanas, mas que pode ser estendido caso a situação não se atenue.  

Para aplicar, você pode fazer o download do formulário e postá-lo gratuitamente nos correios.

Demais informações a respeito das medidas de proteção contra o COVID-19 e especificidade sobre o benefício você encontra no site do governo irlandês.


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade