Saint Patrick’s Day

17/03/2020

Saint Patrick’s Day ou Dia de São Patrício, em português, é um tradicional feriado irlandês comemorado no dia 17 de março. A data é uma homenagem a São Patrício, santo padroeiro da Irlanda. Nesse dia, os irlandeses costumam se vestir de verde para aproveitar as festividades, sempre regadas a boa música e cerveja.

O feriado surgiu devido a São Patrício, um homem nascido na Grã-Bretanha que foi capturado e feito de escravo na Irlanda. Após conseguir se libertar, Patrício ingressou para a vida religiosa e, tempos depois, retornou à Irlanda para evangelizar as pessoas.

Em 17 de março de 1996 foi celebrado o primeiro St. Patrick’s Festival. Desde então, os irlandeses saem pelas ruas fantasiados para aproveitar os desfiles, shows e pubs.

Um dos símbolos mais comuns associados ao St. Patrick’s Day e até mesmo aos próprios irlandeses é o trevo de três folhas, comumente visto como um amuleto de sorte.

Segundo a tradição irlandesa, St. Patrick utilizava o trevo como uma representação da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), uma das crenças do catolicismo e, tempos depois, tornou-se um dos símbolos do país.

Outros símbolos bem característicos dessa comemoração são os Leprechauns, comumente associados ao povo irlandês. Esses duendes irlandeses, com suas roupas verdes, são os guardiões de diversos tesouros, sendo o pote de ouro no final do arco-íris o mais conhecido.

Saint Patrick’s fora da Irlanda

Sendo o St. Patrick’s Day na Irlanda um dos eventos mais famosos do país, a festa acaba sendo reproduzida em vários lugares do mundo, em festas temáticas com cerveja verde e muitos acessórios, como o famoso chapéu verde.

Em Chicago, todos os anos, a união local de encanadores realiza o tingimento do principal rio da cidade. O evento, que ocorre desde 1962, já tentou ser imitado por outras cidades, porém o material não-tóxico utilizado na coloração é uma formula secreta da cidade. O corante dura cerca de cinco horas.

Além disso, tanto a Irlanda quanto diversos outros países aderem à cerimônia chamada Greening, que colore de verde desde comércios até monumentos e pontos turísticos. Inclusive o Brasil já entrou na onda, colorindo o Cristo Redentor de verde durante a celebração.


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade