Comprando as passagens: 7 passos para gastar menos e aproveitar mais

08/05/2015

Uma viagem perfeita começa com um bom planejamento. Destinos, datas, passaporte, vistos, o que levar e o que não levar – tudo isso precisa estar em ordem para garantir muitas boas lembranças e poucas dores de cabeça. Aqui no Garotas do Mundo nós já demos as manhas para fazer as malas, mas e a passagem, você sabe comprar? Se liga nas dicas:

  1. Preste atenção às regras da passagem: cada companhia aérea tem suas regras e é importante que você saiba certinho o que está comprando. As regras definem desde procedimentos como alteração e cancelamento de passagens até o limite de bagagem que você tem direito. Comprando por sites terceirizados, você se sujeita às regras da companhia e do site, então atenção em dobro!

  2. Faça escolhas vantajosas: se sua viagem é a estudos, peça tarifa de estudante – além de um preço mais camarada a passagem tem uma validade maior. Muitas companhias também oferecem uma pausa de um ou dois dias na viagem para conhecer a região em que você vai fazer conexão – se chama Stop e muitas vezes sai de graça se você pedir antes da emissão final do bilhete.

  3. Entenda seu plano de voo: sites de procura e compra de passagens geralmente se guiam apenas pelo preço, e isso pode se tornar um inconveniente depois. Trocas de aeroporto e escalas muito curtas ou muito longas costumam ser os maiores problemas de quem se encanta com um valor baixo e não presta atenção no plano de voo.

  4. Cuidado com os trechos nacionais: muita gente quer economizar comprando os trechos nacionais com milhas. Quando você faz isso a passagem nacional tem regras diferentes o que pode fazer com que você tenha problemas com limite de bagagem, remarcações e escalas futuras.

  5. Tenha flexibilidade: o dia do voo influencia no valor da passagem então sempre que pesquisar preços lembre-se de tentar duas ou três datas diferentes para achar a melhor tarifa. Voos saindo nas terças, quartas e sábados costumam ser mais em conta.

  6. Compre com antecedência: mas não adianta querer comprar um ano antes da viagem, a venda de passagens inicia entre 8 e 10 meses antes do voo. O ideal é comprar com 6 meses de antecedência. E preste atenção à época do ano – entre alta e baixa temporada o valor pode quase dobrar!

  7. Fique de olho no câmbio: não precisa ser especialista em mercado financeiro, mas uma pesquisa rápida no Google pode indicar se vale a pena comprar a passagem na hora ou esperar mais uns dias. Os centavinhos a mais ou a menos podem significar mais de 50 reais no valor final da passagem.

Por Mirela Moura

E para nada dar errado na hora de você embarcar, confira também nosso post sobre as regras de bagagem.

http://estudarnoexterior.com.br/blog/post/Regras-de-bagagem

Agora que você sabe arrumar malas e comprar passagens, só falta o mais importante: começar a viajar!