Depoimento Pâmela Dias

10/02/2020

Durante nossa vida inteira fazemos escolhas, mesmo que involuntárias. Na maioria das vezes, nosso futuro é o fruto de decisões que enfrentamos. Pois bem. Estou completando 1 ano da decisão que mudou pra sempre a minha vida. A decisão mais difícil de todas. A mais dolorosa. A mais assustadora. O intercâmbio é exatamente isso. Uma decisão que é capaz de alterar toda nossa vida, nosso futuro e, arrisco em dizer mais, nos altera enquanto seres humanos.

 

Embora tenha sido difícil ter escolhido trocar de país, especialmente após 2 dias de conclusão de graduação de curso, foi a escolha mais certeira que eu, ingenuinamente, poderia ter feito. Todo aquele clichê de intercambista é verdadeiro, sobre as dificuldades enfrentadas ao longo desta jornada emocionalmente cansativa de morar em outro continente, especialmente por trabalharmos em sub empregos e assim conhecermos o que é exaustão física, sobre solidão, uma constância dúvida entre voltar ou ficar, desafios assustadores de uma nova língua e.. mais do que tudo isso: renascimento.

 

Aqui do outro lado do mundo, descobrimos sobre a grandiosidade dele. Percebemos também que a inexistência de sol na Irlanda fará você admitir que o Brasil é o melhor país do mundo (e que só percebemos o país incrível que temos depois que partimos) e, que, corrupção existe em todos os lugares. Aprender a se estabelecer em uma linha tenua entre a escolha de estar aqui querendo (muitas vezes) estar lá. É ver a vida passando e você longe de todos que ama, mas aprender que está tudo bem não se fazer presente fisicamente, eis que o que importa é estar de coração. É se culpar em não estar com sua família. Mas vibrar por cada pedacinho novo do mundo que você conhece, descobre e se apaixona.

 

Foi, de longe, o melhor ano de todos que vivi, pelos inúmeros países que conheci, por ter me entregado de alma pro intercâmbio, por ter a oportunidade de estudar em um continente tão incrível como a Europa e por ter escolhido viver com muita leveza. Gratidão ao universo por estar há um ano vivendo esse sonho que escolhi viver. Next year I'm ready!

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade