Tá sem grana? Vá para um museu!

Tags: usa new york

11/05/2015

Por Karin Franco

 

Nova York é uma cidade mundial. Lá é possível encontrar todos os países e culturas num mesmo lugar. Mas infelizmente tudo tem um preço, e ao mesmo tempo em que é conhecida por dar oportunidades a todos, também é conhecida por ser cara. Alimentação, aluguel, transporte. Tudo faz com que seu orçamento seja reduzido.

Mas isso não é desculpa para não aproveitar uma das cidades mais importantes do mundo. Uma das diversas programações baratas de Nova York são os museus.

É possível visitar museus importantes do mundo praticamente de graça! Ou até mesmo TOTALMENTE de graça!

Muitos pensam que museu é chato, mas em Nova York há museu para todos os gostos. Desde museus de história e arte até de ciência. Além disso, é um ótimo lugar pra fugir da neve, caso você vá durante o inverno.

Acredito que dos museus que devem ser visitados em Nova York, o American Museum of Natural History seja um dos mais famosos, principalmente por causa do filme “Uma noite no museu”.

Com o sistema Pay What You Wish, o museu é praticamente de graça. Quando eu fui, paguei 4 dólares por um ticket, mas é possível pagar até mesmo 1 dólar. Este ticket possibilita a visita apenas no museu. Para conseguir ir ao planetário é preciso pagar a entrada integral.

Mas acredite, você vai gastar “só no museu” cerca de três horas de visitação, além de poder ver os esqueletos de dinossauros no quarto andar. Dica: antes de entrar na área dos dinossauros você vai encontrar um lugar para sentar e poder apreciar a vista do Central Park. É nesse lugar que você poderá encontrar tomadas para recarregar seu celular (olhe para a parte de baixo das paredes).

Outro museu importante de Nova York e que tem o mesmo sistema de entrada é o Metropolitan Museum of Art (Met). Neste museu você pode encontrar diversos quadros de pintores famosos como Vicent van Gogh, Rembrandt, Picasso, Cézanne, entre outros. Além disso, o museu ainda possui arte grega e egípcia.

Considerado um dos museus mais importantes de arte moderna do mundo, o Museum of Modern Art (MoMA) tem a visitação totalmente gratuita ás sextas-feiras, das 4:00 p.m. até ás 8:00 p.m. Chegue um pouco antes das 4:00 p.m. e procure por uma fila do lado de fora do museu. A dica aqui também é baixar o aplicativo do museu no celular para poder acessar o áudio guia totalmente de graça. O museu também wi-fi grátis.

Quem não gosta muito de arte, pode ir no New York Hall of Science, lá no Queens. O museu tem várias atrações sobre ciências e é voltado às crianças. Mas as experiências são tantas que muitos adultos se divertem com a possibilidade de brincar de bolha de sabão gigante e com a sala de espelhos. Além disso, ele é gratuito ás sextas-feiras, das 2:00 p.m. às 5:00 p.m., e aos domingos, das 10:00 a.m. às 11:00 a.m.

Já pra quem gosta de história e política internacional, o museu do Memorial 11 de Setembro é imperdível. É possível visitá-lo gratuitamente às terças-feiras, a partir das 5:00 p.m. Mas os tickets começam a ser distribuídos a partir das 4:00 p.m., ou seja, tem que chegar um pouco mais cedo para conseguir visitar gratuitamente.

Perto dali, há o Museum of Jewish Heritage, que é uma espécie de memorial do holocausto. Uma das atrações é o uniforme usado por judeus presos nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. A entrada é totalmente gratuita às quartas-feiras, das 4:00 p.m. às 8:00 p.m.

 

Use a internet ao seu favor

 

A dica é pesquisar na internet. Antes de embarcar, joguei a seguinte frase no Google: “free things to do in New York”.

A frase me fez descobrir um site ótimo chamado Time Out (www.timeout.com) que traz várias programações que irão ocorrer na cidade. Há programações gratuitas e pagas. Além disso, o site também é um guia de restaurantes e bairros da cidade.

Outro site legal para acompanhar programações gratuitas é o NYC Go (www.nycgo.com). O site é um guia oficial sobre a cidade e é possível encontrar programações que acontecem em todos os lugares da metrópole.

Além disso, vá sempre nos sites dos museus que você se interessa e procure pelas palavras Free Admission. A maioria dos sites possui uma seção “Visit” ou “Plan your visit” onde você pode conferir informações como endereço, horários e possibilidades de visitar gratuitamente. O problema é que na maioria das vezes o  “Free Admission” aparece bem pequeno ali no canto. Então, preste atenção e foque nessas duas palavrinhas milagrosas.

 

Sites dos museus citados:

American Museum of Natural History - http://www.amnh.org/

Metropolitan Museum of Art (Met) - http://www.metmuseum.org/

The Museum of Modern Art (MoMA) - http://www.moma.org/

New York Hall of Science  - http://nysci.org/

Memorial 11 de Setembro - http://www.911memorial.org/

Museum of Jewish Heritage  - http://www.mjhnyc.org/