Entenda o que é e como fazer Comprovação Financeira para intercâmbio

Tags: dicas

26/08/2022

 

O sonho de intercâmbio se torna mais próximo de sair do papel quando você entende como tornar a parte burocrática em um processo simples. Nesse artigo, descubra o que é a comprovação financeira, como fazer a sua e o que cada destino exige.

Vambora.

 

O que é a comprovação financeira

 

A comprovação financeira é uma forma de provar que você é capaz de se manter no país de destino, sem passar dificuldades. Os lugares mais procurados pelos intercambistas, como Irlanda, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e, dentre outros, costumam exigir um valor mínimo para que o aluno entre no país. Vamos detalhar melhor abaixo.

 

Comprovante financeiro é obrigatório?

 

O comprovante financeiro para o intercâmbio é obrigatório para todos os alunos que desejam viver essa experiência, seja para estudo ou estudo e trabalho. Essa comprovação é feita para os agentes de imigração no país de destino ou também na solicitação do visto prévio, para os destinos que necessitam, por isso é importante ter os documentos em mãos, impressos, para não ser impedido de entrar.

 

Documentos aceitos como comprovante financeiro para o intercâmbio

 

Para fazer o seu intercâmbio em qualquer destino, é necessário fazer a comprovação financeira para mostrar que tem o mínimo para se manter durante o período que estiver no país. Caso você tente burlar essa regra, apresentando um valor menor ou sequer apresentar um extrato, corre o risco de ter o visto negado e ser mandado de volta para casa.

 

Dentre a lista de documentos que podem ser usados para fazer a comprovação financeira:

Comprovações financeiras para visto.


- Conta corrente

-Conta poupança

- Aplicações com liquidez imediata.

- Vale lembrar que é possível utilizar patrocinadores para a solicitação de visto, como pais ou parentes próximos, mas esse caso deve ser avaliado por um profissional qualificado, para que não haja risco de negativa.

 

Comprovações no aeroporto

 - Dinheiro em espécie;

- Extratos do banco e do cartão de crédito;

- Saldo disponível em conta-corrente;

- Saldo em conta internacional;

- Limite de cartão de crédito;

- Extrato da poupança, caso o dinheiro esteja nela.

 

Uma dica: sempre tenha os comprovantes em mãos, de preferência em inglês, pois, caso não tenha internet ou aconteça imprevistos, você consegue passar pela imigração. Outro ponto, guarde os documentos impressos em uma pasta ou envelope. Não deixe dentro da mala ou qualquer lugar que tenha dificuldade de acessar.

 

Quando fazer a comprovação financeira?

Em todos os casos poderá ser pedido na sua chegada no aeroporto.


Em casos de vistos solicitados no consulado, você deverá enviar todos os comprovantes juntos com o resto da documentação na aplicação do visto.


Ainda há o caso de países que é necessário o comparecimento na imigração para solicitar o visto, nesse caso é necessário levar a comprovação na forma correta.

 

Qual o valor mínimo exigido na Irlanda?

 

Para fazer intercâmbio de longa duração na Irlanda (seis meses), é necessário apresentar a comprovação financeira de  €3.000. Não é aconselhado utilizar esse valor até que você compareça na imigração e faça o procedimento do visto. Por isso sempre aconselhamos a levar um valor extra além dos 3 mil euros.

 

Qual o valor mínimo exigido na Austrália?

 

O valor mínimo que a Austrália exige na comprovação financeira do intercâmbio é, pelo menos, AU$1.753,42, para cada mês que ficar no país. 

 

Aliás, aqui vai outra dica: A imigração também pode ter outras duas comprovações adicionais: valor da passagem aérea por pessoa, condições financeiras para pagar as despesas do curso escolhido, caso não tenha sido quitado antes da viagem.

Esse valor é comprovado via extratos antes da viagem, ou seja, os documentos deverão ser enviados juntos na solicitação do visto. Após a aprovação, não será necessário levar todo o valor na sua viagem, mas vale lembrar que você precisará comprovar disponibilidade para os primeiros meses e acesso ao restante do valor.

 

Outros documentos que podem ser exigidos na imigração

 

Para fazer intercâmbio, seja qual for o país, é necessário apresentar uma série de documentos importantes para confirmar sua identidade e intenções durante a estadia. Por isso, além da comprovação financeira, existem outros documentos:

 

- Passaporte;

- Seguro viagem;

- Comprovante de hospedagem;

- Carta convite (caso fique na casa de algum amigo ou família);

- Passagem de volta;

- Visto.

 

Sem esses documentos, é impossível entrar no país escolhido para o seu intercâmbio. Inclusive, caso você tenha dúvidas quanto ao passaporte e visto, criamos dois artigos completos, onde encontrará todas as informações que precisa para emitir sem burocracia nem dores de cabeça.

 

O intercâmbio é, sem dúvidas, uma das melhores experiências que alguém poderia viver. Sabemos porque a equipe da EE já esteve no seu lugar, preparando tudo, lendo e pesquisando sobre destinos e processos de organização.

 

E justamente por saber disso, é que nos colocamos à disposição para te ajudar a organizar seu intercâmbio do zero. Fale com o nosso time de consultores, sem compromisso, e se prepare para tirar o seu sonho do papel.

 

É hora de falar um novo idioma, fazer novos amigos e crescer como pessoa e profissional. Além de conhecer diferentes lugares do mundo, saindo do destino escolhido.

Clique aqui para saber como organizar sua viagem do zero.


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade