Visto de intercâmbio: tudo o que você precisa saber

Tags: dicas

28/07/2022

Fazer intercâmbio nunca foi tão fácil e acessível. O desejo de sair de casa e conhecer os lugares lindos que o Reels e TikTok trazem à tona com efeitos e músicas, se transformou em uma busca intensa por novas possibilidades.

 

Mas, será que o desejo de viajar e conhecer lugares paradisíacos é o suficiente? Certamente não. Então como transformar o desejo de estudar, trabalhar e conhecer outros países sem dores de cabeça?

 

Este artigo é o segundo de uma série de conteúdos que vamos trazer para mostrar o caminho mais seguro e fácil para fazer um intercâmbio, seja de estudo ou estudo e trabalho. Esse conteúdo (em especial) trata apenas do visto de intercâmbio, porém essa etapa vem logo depois de fazer o passaporte. Se ainda não tem o seu passaporte, clique aqui.

 

Eu sou Guilherme, um dos sócios da Estudar no Exterior, e vou pegar na sua mão e revelar como funciona o visto de intercâmbio. Ah! Sugiro fazer anotações ou favoritar essa página, assim você tem certeza de não esquecer nenhum passo descrito aqui.

 

Vambora!

 

Um visto, em geral, é uma autorização de entrada no país. Ele pode ter diversas finalidades, seja turismo, negócios, estudos ou trabalho. Outro ponto importante a ser destacado, é que o intercâmbio pode entrar em duas categorias: turismo ou estudo, isso é definido a partir da duração do programa. 

 

E para quem sonha em ter uma experiência de trabalho em outro país, alguns vistos de estudante podem ter permissão de trabalho. Veja alguns deles: Austrália, Nova Zelândia, Dubai, Malta e, o destino mais famoso dentre todos, a Irlanda.

 

Se você tem curiosidade em saber como é viver essa experiência de estudar e trabalhar em outro lugar, vamos deixar aqui o depoimento do Douglas, uma aluna da EE que compartilhou um pouco da sua vivência de intercâmbio na Irlanda

 

Alguns vistos devem ser emitidos no Brasil antes da viagem, enquanto outros, dependendo do seu objetivo ou duração, devem ser feitos no país de destino. Por exemplo, se você fizer um intercâmbio de estudo na Inglaterra, o seu visto será aplicado no Reino Unido. 

 

Entretanto, não é necessário aplicar um visto de intercâmbio de estudo de até seis meses. Mas, é importante lembrar que não precisar de visto, não significa que a entrada é garantida. A avaliação será feita no aeroporto, por isso sempre tenha em mãos todos os documentos para o seu embarque. Caso você ainda não saiba como nem o que levar para o seu intercâmbio, leia o nosso checklist do que levar na sua mala.

 

Agora pode parecer um processo burocrático, mas calma que é mais simples do que você pensa. Ainda mais com um suporte ao seu lado para auxiliar em todas as etapas (o que fazemos aqui na Estudar no Exterior). 

 

Já pensou descobrir que o destino dos seus sonhos não exige visto de intercâmbio? Pois então, segura aí porque esse sonho pode se tornar realidade. Descubra quais destinos você pode conhecer e explorar sem ter um visto.

 

A África do Sul é um destino de encantar os olhos. Um lugar ideal para quem quer se conectar com outras culturas, conhecer lugares incríveis e fazer um intercâmbio de curta duração (90 dias).



A Argentina é um dos países mais procurados pelos intercambistas na América do Sul. Para quem sonha conhecer esse destino com lugares paradisíacos, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o governo do país de destino, facilitou a entrada de estudantes sem a exigência de visto por até 90 dias.

 

Um país com arquitetura histórica, rico em cultura e acolhedor, também é um destino dos sonhos que não existe visto para fazer intercâmbio. Portanto, se você quer aprender espanhol, fazer novos amigos e explorar mais a vivência dos espanhóis por um período de 90 dias, essa é a oportunidade!

Um dos destinos mais procurados pelos intercambistas de todo o mundo, a Irlanda permite que você fique no país por até 3 meses sem o visto. Caso decida ficar por mais tempo, será necessário fazer uma solicitação.

 

Malta fica na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África. O país é conhecido por lugares históricos, praias paradisíacas e cultura. Esse é um dos destinos que permite você ficar por um período máximo de 3 meses, sem visto.

A Itália é um país europeu e, sem dúvidas, um dos destinos mais lindos do mundo para conhecer. A sua capital Roma, foi cenário de diversos filmes e séries. Esse é um dos países em que você também pode conhecer e ficar por um período máximo de 3 meses, sem o visto necessário. Passado esse prazo, você vai precisar fazer a solicitação do seu visto.

 

 

Parece cenário de filme, mas é linda assim mesmo. A Nova Zelândia é um dos destinos mais procurados pelos alunos da EE. Você pode conhecer esse paraíso e ficar por 3 meses sem visto, no máximo. Depois desse período, será necessário fazer a solicitação. Inclusive, aqui está uma informação muito importante: para ficar no país por três meses, você precisa solicitar a autorização online. 

 

Outros destinos com permissão de até três meses: Alemanha, França, Dubai, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador, Cuba, Guatemala, México.

 

Destinos com permissão de até seis meses: Inglaterra.

 

Guarde esse post nos seus favoritos para não esquecer nenhuma dessas informações, inclusive esta que virá agora: NENHUM VISTO DE TURISMO É PERMITIDO TRABALHAR NO PAÍS.

 

Agora você deve estar se perguntando: como escolher o destino ideal para mim? Calma, essa decisão deve ser tomada com calma e com base no que você realmente espera de um intercâmbio. Cada destino possui suas riquezas e particularidades, e essa vivência fará você se questionar sobre suas crenças, medos, inseguranças e, até mesmo, certezas.

 

Costumamos dizer que quem chega no país de intercâmbio cheio de certezas, voltam com muitas perguntas. Porque essa experiência é sobre você se encontrar e reencontrar. Os destinos que mais trabalhamos são Matal, Irlanda, Inglaterra, África, Espanha e Itália, e acredite,  todos os nossos alunos dizem algo em comum quando voltam: é transformador.

 

Nós temos um QUIZ online da EE, que mostra qual destino ideal para seu intercâmbio a partir de algumas perguntas suas, vem descobrir aqui.