Irlanda ou Canadá?

25/05/2015

Por Lucas Nonnemarcher

Fiz meu primeiro intercâmbio aos 20 anos. Morei por um ano na Irlanda e retornei ao Brasil em meados de 2010, com a intenção de terminar meu curso de Comércio Exterior e conseguir um bom trabalho na área. Depois de dois anos alcancei estes objetivos, mas a idéia de sair novamente do Brasil nunca me abandonou. Em fevereiro de 2013 embarquei para mais uma aventura, agora no Canadá, junto com minha noiva.

A Irlanda é um dos destinos mais populares entre os intercambistas, mas o Canadá com suas belezas naturais e política de portas abertas para imigrantes também está começando a atrair olhares de estudantes e jovens profissionais.

Considerando estes fatores, qual seria o melhor destino para o seu intercâmbio: Irlanda ou Canadá?

Como nada na vida é tão simples, vou contar a minha história desde o começo e tentar destacar os pontos positivos e negativos de cada país.

Em janeiro de 2009 cheguei a Dublin, sozinho e meio assustado pela idéia de passar os próximos 12 meses em um lugar que não conhecia ninguém. Não pensei que a adaptação seria tão rápida e fácil. Em apenas alguns dias conheci muitas pessoas, fiz bons amigos e comecei a perder o medo de falar inglês.

A Europa é um continente incrível, onde você pode passar um final de semana nas praias da Espanha e uma virada de ano em Paris. Esta facilidade de poder fazer um mochilão sempre me fascinou, ainda mais quando você pode fazer isso com preços acessíveis. Muito obrigado Ryanair e HostelWorld por me proporcionarem a chance de visitar diversos países nestes 12 meses, entre eles meus favoritos: Inglaterra e Alemanha.

A Irlanda é um país pequeno, mas muito acolhedor. É impossível não se lembrar das noitadas na região do Templer Bar com os amigos e não sentir saudades. As pequenas trips para Wicklow, Cliffs of Moher e Galway também foram inesquecíveis.

Mas como nada é perfeito, em 2009 a Europa toda estava em crise, e com isso a Irlanda estava com escassez enorme de trabalho. Foi muito complicado conseguir alguma coisa na época.

 Após muita procura foi possível achar trabalho. Primeiro vendendo jornais em esquinas e depois de dishwasher em um Pub na cidade de Swords.

O sotaque irlandês não favorece muito os estudantes brasileiros. A cultura das escolas de inglês no Brasil é ensinar o sotaque perfeito, americanizado, que escutamos nas músicas e filmes. Ao chegar na Irlanda você tem um choque enorme, pois a diferença é brutal. Após um ano morando no país, ainda tinha certa dificuldade de entender certas pessoas.

Depois de 12 meses morando por lá tive que retornar ao Brasil para terminar minha faculdade e conseguir um bom emprego. Se nada é perfeito na Irlanda, não seria diferente no meu próprio país. Aquela vontade de morar fora de novo só aumentava com o passar dos meses. Depois de muita pesquisa descobri que o Canadá é um país que está de portas abertas para novos profissionais e estudantes.

Minha noiva e eu nos matriculamos no programa Work and Study (programa de inglês que permitia trabalhar, hoje extinto). Chegamos em Toronto no Valentines Day  de 2013, que é o dia dos namorados na America do Norte, em fevereiro. A cidade estava toda branca da janelinha do avião, e extremamente fria (bati o meu recorde de -10C da Irlanda no primeiro dia no Canadá).

O primeiro impacto que tive é que Toronto é uma cidade gigantesca, cosmopolita e que tem um bom transporte público. Diferente do que aconteceu em Dublin, consegui emprego no meu primeiro mês no país e desde então venho trabalhando bastante. Estamos a 2 anos e meio aqui e estamos completamente adaptados ao país, cultura e idioma.

A cidade de Toronto tem muitas atrações, como shows de artistas famosos, uma grande variedade de pubs, casas noturnas e restaurantes. Na parte de turismo, não existe aquela facilidade de se locomover como na Europa, pois passagem de avião não é barato e muitos lugares só se pode alcançar de carro. Mesmo assim as grandes cidades são facilmente acessíveis de ônibus, como Quebec, Montreal, Ottawa e Nova York. Recomendo visitar os sites da Megabus e Greyhound para ter idéias de preços de uma trip entre Toronto – Montreal, Toronto – Nova York, etc. A região de Alberta e British Columbia possuem uma das paisagens mais bonitas do mundo. Ontário também possui muitos lugares bonitos para se visitar. Faça uma pesquisa rápida por Canadian Rockies e Niagara Falls no Google Images para ter uma idéia de como este país possui lugares fantásticos para se visitar.

Em relação ao inglês, o canadense possui um sotaque limpo e fácil de entender. Para ter uma idéia de como as palavras são pronunciadas por aqui recomendo assistir entrevistas de atores e cantores famosos que nasceram no Canadá. Entre eles estão o Jim Carrey, Michael J Fox, Mike Myers, Justin Bieber e Alanis Morissette.

Para finalizar, gostaria de dizer que Dublin é perfeito para se divertir com amigos, viajar e trabalhar em restaurantes, bares, etc. Considero uma cidade mais tranqüila, onde você conhece muitos brasileiros, querendo ou não. 

Já Toronto é para aquelas pessoas que querem morar em uma cidade grande, com muitas opções de diversão e trabalho. Também é indicado para aqueles que estão pensando em imigrar para cá no futuro.

Gostaria de poder afirmar qual o melhor destino para o seu intercâmbio, mas isto é uma tarefa impossível. Ambos os países possuem suas belezas naturais, cultura própria e são ótimas opções de intercâmbio. Espero que este texto ajude você a se identificar mais com um país, sendo pela sua cultura, estilo de vida ou belezas naturais.

Independente de você escolher Irlanda ou Canadá tenho certeza que este intercâmbio vai mudar sua vida completamente. Não troco minhas experiências no exterior por dinheiro nenhum e com certeza faria tudo novamente.

Cidade de Howth - Irlanda

Toronto Islands

Phoenix Park - Dublin - Irlanda

High Park - Toronto - Canadá

 

Por Lucas Nonnemarcher

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade