[CURIOSIDADE] Mão inglesa ou mão francesa?

Tags: dicas

28/02/2018

 

Diferente do Brasil, alguns países do mundo, em maioria ex-colônias britânicas, usam a mão esquerda de direção.   Muito além de um panorama pela escolha por um dos lados, existem contextos históricos e culturais que explicam o porquê destes povos terem feito suas opções. 

Existe uma evidência arqueológica que mostra que os romanos foram os responsáveis pela criação da maior parte das estradas na Europa. Não se sabe ao certo o porquê deles terem optado pelo lado esquerdo, mas acredita-se que seja pelo mesmo motivo que ele fora escolhido mais tarde, durante a Idade Média. Como as estradas não eram seguras para os viajantes, os cavaleiros preferiam utilizar o lado esquerdo da trilha para manter a mão direita livre (como a maioria deles eram destros) para sacar a espada e duelar com o inimigo – daí a “mão inglesa”. A ideia deu tão certo que, em 1300, o Papa Bonifácio VIII decretou que todos os peregrinos a caminho de Roma deveriam seguir a regra supostamente proposta pelos romanos.

Mas então por que a “mão francesa”? Não se sabe ao certo, mas há várias especulações. Alguns dizem que os franceses revolucionários não queriam obedecer ao decreto do Papa. Outros acreditam que a mudança ocorreu porque eles não queriam seguir a mesma regra da Inglaterra. Ainda há quem diga que foi tudo ideia de Napoleão Bonaparte, que por ser canhoto, preferia usar o outro lado da estrada. De quem partiu a ideia? Não sabemos. Mas o fato é que Napoleão foi responsável por espalhar essa regra pelos territórios que conquistou. Até mesmo depois de derrotados, os povos continuavam utilizando a “mão francesa”.

Agora, a pergunta que não quer calar: você sabe quais são os países de “mão francesa” e os de “mão inglesa”?

Para saciar e despertar sua curiosidade (e para que você não corra o risco de ser atropelado, olhando para o lado errado da rua na sua próxima viagem), nós fizemos uma seleção. Confere só!

Qual o lado da rua que se utiliza...

 

Na África do Sul?

Lado esquerdo.

 

Na Bélgica?

Lado direito.

 

Na Alemanha?

 

Lado direito.

 

Na Austrália?

Lado esquerdo.

 

No México?

Lado direito.

 

Nas Bahamas?

Lado esquerdo.

 

Na Itália?

Lado direito.

 

Na Índia?

Lado esquerdo.

 

No Canadá?

Lado direito.

 

No Japão?

Lado esquerdo.

 

Nos Estados Unidos?

Lado direito.

 

Na Espanha?

Lado direito.

 

Na Irlanda?

Lado esquerdo.

 

Na Nova Zelândia?

Lado esquerdo

 

Na Polônia?

Lado direito.

 

Na Rússia?

Lado direito.

 

chegamos ao fim da nossa lista. Você já sabia a mão de direção de todos estes países?

O lado de direção é o tipo de hábito que carregamos por tanto tempo, que acaba se tornando automático. Portanto, não se esqueça de redobrar sua atenção sempre que viajar para um país de mão inglesa.

 

See you soon!

Candace Bauer

 

 

 

 

 

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade