Intercâmbio de High School

Tags: dicas canada usa

19/03/2020

Quando pensamos em High School, a primeira imagem que vem em mente é o que vemos nos filmes: as cheerleaders, os atletas, os grupos de amigos de todas as tribos, os enormes refeitórios e a agitada troca de salas de aula. Quem nunca se pegou pensando que seria legal estudar em um lugar assim, nem que fosse por um dia? Com os programas de High School no exterior é possível ter essa vivência durante o período de um semestre até um ano letivo inteiro.

Ao participar de um programa como esse, você tem a chance de viver como um estudante local: participa das atividades esportivas, culturais e passeios da escola e pode validar no Brasil o período cursado na escola estrangeira. 

 

Quem pode ir curar o ensino médio no exterior?

Para participar de um programa de intercâmbio High School, o aluno precisa ter entre 14 e 18, estar cursando o ensino médio no Brasil, ter um bom histórico escolas e ter conhecimentos intermediários de inglês. Um teste de proficiência do idioma e entrevistas fazem parte do processo burocrático para ser aceito em uma escola no exterior.

 

Vou perder um ano de estudos no Brasil ou posso aproveitar as disciplinas cursadas?

Cada país tem um currículo nacional próprio, e cada escola pode definir se seguirá o currículo nacional ou alguma forma de diploma internacional. A validação do High School na volta ao Brasil dependerá da interpretação das matérias estudadas durante o programa. Para garantir que o período seja validado, o aluno precisa cursar as cinco disciplinas básicas exigidas pelo Ministério da Educação não terá problemas para validar o período estudado no exterior. 

 

A duração do ensino médio é a mesma do que a do high school?

Não, o high school tem a duração de 4 anos, o que equivale ao período do nono ano brasileiro até o terceiro ano do ensino médio. Justamente por isso os alunos a partir de 14 anos podem participar do programa. Além disso, no exterior, os estudantes de cada ano recebem uma nomenclatura diferente, que você já pode ter ouvido em filmes. Quem está no primeiro ano (9th Grade) é chamado freshman, no segundo (10th Grade), sophomores, no terceiro (11th Grade), juniors e, por fim, no quarto e último ano do High School, são os seniors.

 

Onde vou morar?

Normalmente os estudantes ficam em casa de famílias previamente selecionada. Por conta disso, meses antes do embarque, o futuro intercambista preenche diversos documentos onde conta sobre si, sua família, seus hábitos e outras informações para mandar para as futuras famílias hospedeiras. Algumas semanas antes do embarque, os estudantes recebem as informações e os contatos da família hospedeira no exterior. A partir daí, é possível fazer contato, ir conhecendo mais do ambiente que vai recebê-lo e, assim, diminuir a ansiedade. O apoio da família aqui e lá vai ser fundamental para que o estudante tenha uma boa experiência.


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade