Como tirar seu passaporte: um guia simples e rápido

Tags: dicas

17/07/2022

 

O monstro imaginário que assombra os sonhos dos futuros intercambistas se chama: passaporte. Todo mundo sente aquele frio na barriga porque não tem clareza de como passar por essa fase burocrática e viver a experiência de conhecer outro país.

 

Inclusive, seu passaporte servirá como um documento de identificação em qualquer lugar do mundo em que estiver. Sem contar que é o primeiro passo para tirar seu visto de estudante.

 

Nesse artigo, vamos pegar esse monstrinho e mostrar que ele é bem menos assustador do que parece. Descubra agora como tirar seu passaporte de um jeito simples e rápido.

 

Dá a mão aqui e vamos lá!

A solicitação do seu passaporte pode ser feita online, no site da Polícia Federal. Ao acessar, você deve preencher um formulário e, para isso, é importante ter alguns documentos-chave em mãos. Antes de continuar, saiba que esse guia é para quem vai solicitar a primeira via do passaporte, não para quem precisa renovar.

 

Confira a lista de documentos:

Esse documento pode ser a sua carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou outro documento com foto acompanhado de outro documento original. 

Há alguns anos esse documento era registrado junto ao RG, agora o processo é diferente. Algumas pessoas não têm o número de CPF na carteira de registro de identidade. Se esse for o seu caso, você pode imprimir seu CPF no site do GOV. 

 

Esse documento é útil se o nome do cônjuge for alterado em algum momento, seja no casamento ou divórcio.

 

Nesse caso, se o indivíduo nasceu em outro país e foi naturalizado brasileiro, é importante levar esse documento para emitir o passaporte. 

 

Dentre os documentos citados acima, é importante ter em mãos seu título de eleitor e serviço militar obrigatório, neste caso restrito aos homens. Além disso, se por algum motivo você não votou, deve regularizar seu CPF e pagar uma pequena multa para que seu documento não fique bloqueado.

 

Faça a solicitação no site da Polícia Federal

 

Com os documentos em mãos (cópias e originais), preencha o formulário disponível no site da Polícia Federal. Esse é um cadastro simples e pede informaç?es como nome, nome dos seus pais, local de nascimento, idade, sexo e o número dos seus documentos.

 

Acesse o formulário aqui: preencher dados para emitir seu passaporte.

 

Para tirar seu passaporte é preciso mais do que informar seus dados, também deve pagar um valor de R$257,25. A guia guia se chama GRU (guia de reconhecimento da união) e pode ser paga em qualquer banco ou lotérica.

 

Detalhe: só é possível agendar um atendimento no posto da polícia civil após o pagamento do GRU (guia de recolhimento da união).

 

Vá até o posto Polícia Federal na data agendada

 

Com o formulário preenchido, documentos e o comprovante de pagamento da RGU, o próximo passo é agendar seu atendimento presencial no posto da Polícia Federal mais próximo da sua casa.

 

Escolha uma data e hora para comparecer ao posto onde você vai retirar o seu passaporte. Antes, você vai apresentar todos os documentos (aconselhamos colocar tudo em uma pasta para não esquecer nada), em seguida tirar uma foto para o documento e coletar suas impressões digitais. 

 

COVID-19 e o “passaporte da imunidade”

 

Durante a pandemia, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei que autorizou a criação do Certificado de Imunização e Segurança Sanitária. O documento é uma comprovação de que o intercambista ou viajante tomou, ao menos, duas doses da vacina contra a COVID-19.

 

 O documento pode ser emitido através do aplicativo e site Conecte SUS (disponível aqui).

 

Esse é o primeiro passo para viver experiências únicas de intercâmbio, depois o cuidado será apenas com a renovação. E entre nós: nada melhor do que ter um passaporte cheio de carimbo de diferentes lugares do mundo.

 

 Ficou com alguma dúvida? 

 

 Clique aqui e fale com a nossa equipe, eles vão te guiar nessa jornada. Aproveite também para descobrir os destinos que mais combinam com o seu perfil e como organizar seu intercâmbio.