Como fazer um currículo e cover letter no modelo irlandês

13/12/2019

Alguns destinos permitem que os intercambistas trabalhem durante a estadia no país, como é o caso da Irlanda. Essa combinação de trabalho e estudo é uma ótima forma de imersão no idioma e na cultura local, e sem falar no dinheiro que é sempre bem vindo, não é mesmo? O primeiro e mais importante passo nessa hora é elaborar um currículo de qualidade, seguindo os padrões irlandeses. Por isso, separamos algumas dicas para você tirar de letra essa etapa!

Geralmente o primeiro contato com o empregador é por meio de uma Cover Letter e do seu Curriculum. Na Irlanda é comum enviar estes dois itens na hora de entrar na disputa por um emprego. E como a primeira impressão é a que fica, você deve estar preparado para causar boas impressões na hora de buscar uma vaga.

 

Mas que é uma cover letter?

 

No Brasil a cover letter não é conhecida, mas no exterior, ela é essencial para quem está em busca de um emprego. Uma cover letter, nada mais é do que uma carta de apresentação sobre a sua vida profissional. Lembra um pouco o e-mail que escrevemos quando enviamos um currículo, porém a cover letter é um pouco mais elaborada.

 

Como montar minha cover letter?

 

Comece com os seus dados, como nome completo, endereço local, telefone e e-mail no cabeçalho. Depois de identificar-se, cumprimente o recrutador. Nessa etapa, seu dever é descobrir com quem irá se comunicar, pois expressões neutras não são tão impactantes. Descarte o “Dear Mr. Manager”, sua carta deve ser completamente personalizada e o nome do recrutador é essencial para demonstrar seu interesse na empresa. Não existe uma lista de mandamentos para a cover letter perfeita, mas existe um roteiro que você pode seguir.

No primeiro parágrafo explique por que está escrevendo e qual foi o principal motivo que fez você se interessar pela vaga e pela emprega Nos parágrafos seguintes fale sobre a sua formação educacional e sobre suas experiências. Aproveite para citar as suas habilidades e qualidades, e como poderá contribuir se for o escolhido.

Para concluir, mostre-se disponível para ligações e entrevistas e demonstre sua vontade de ouvir uma resposta positiva. Finalize-a com expressões como, “Best regards” e “Sincerely” seguidos de seu nome e assinatura.

Lembre-se: sua cover letter deve ser objetiva, ela é uma carta de apresentação e não uma biografia. A intenção é fazer com que o recrutador tenha interesse em ver seu curriculum e consequentemente selecioná-lo.

Baixe aqui nosso modelo de cover letter para Irlanda.

 

E o currículo?

 

Na hora de escrever seu currículo, capriche muito no inglês e utilize as expressões corretas. Seguindo o roteiro a seguir, você conseguirá elaborá-lo com facilidade!

A primeira parte do seu currículo deve ter seus dados, os mesmos colocados na cover leter. Dispense idade, sexo e estado civil. Além disso, no modelo irlandês, não se coloca a foto 3x4 com a qual estamos acostumados no Brasil.

Personal Summary

Aqui você fará um breve resumo sobre você, suas habilitades e experiências. Ele não deve ter mais do 3 ou 4 linhas e precisa ser adaptado para cada vaga que você postular.

 

Work Experience

Coloque o cargo que você tinha, o nome da empresa, período durante o qual trabalhou e, por último, as funções desempenhadas. Coloque apenas as experiências mais relevantes e recentes.

 

Education 

Coloque as formações relevantes, como cursos técnicos, profissionalizantes ou superiores, colocando sempre o nome da instituição e país onde você estudou. Neste espaço você também pode colocar os seus cursos de idioma, inclusive o que está cursando no momento.

 

Interests and Achievement

Aqui, você deve explicar os motivos pelos quais se candidatou para a vaga, incluíndo experiências que tenha tido na área, como voluntariados ou experiências que não sejam propriamente de trabalho. É interessante citar seu hobbies, caso eles tenham relação com a vaga para a qual você se candidatou.

 

Skills

Esse espaço é reservado para autopromoção. Você pode citas suas habilidades e qualidades, softwares que domina e também os idiomas que você fala.

Baixe aqui nosso modelo de currículo para Irlanda.


Agora, para escrever sua cover letter e seu currículo, usar nossos modelos e seguir as dicas a seguir!


Dica 1
Menos é mais! Coloque no papel só o que é realmente relevante. Nada de enfeitar demais suas experiências!


Dica 2
Faça um currículo e uma cover letter para cada lugar que deseja trabalhar. O perfil que os responsáveis pelo recrutamento de um restaurante procuram, vai ser bem diferente do perfil que o empregador de uma loja busca, então coloque suas habilidades e experiências adequadas para cada local.


Dica 3
A escrita deve ser formal. Contrações devem ser trocadas por suas formas completas (em vez de usar I’M, utiliza I AM, por exemplo).


Dica 4
Erros de gramática podem acabar com uma oportunidade, revise e peça ajuda cada você tenha dúvidas. Muitas escolas disponibilizam assistência para a elaboração do currículo para os alunos que estão chegando.


Dica 5
No exterior é comum haver diferença entre diploma e bacharel. Na Europa você é diplomado se o seu curso teve de um a dois anos de duração. Caso você queira citar seu curso na faculdade (quatro ou mais anos) você é bacharel.


Dica 6
A cover letter e o curriculum devem ser complementares. Então cuide para não ser repetitivo na informações.


Agora que você já sabe como montar um currículo e uma cover letter no modelo irlandês, basta seguir as nossas dicas do vídeo COMO ARRUMAR EMPREGO NA IRLANDA.


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade