Tá nevando lá fora! E agora?
19/11/2019
As ruas branquinhas, a lareira acesa e muito chocolate quente. Esse parece um cenário saindo direto de um filme clichê de Natal, mas é a realidade para quem está no hemisfério norte essa época do ano. Sem dúvidas tem toda a sua beleza, mas para nós, brasileiros, que não estamos acostumados com invernos rigorosos, ele pode assustar um pouco. Por isso, separamos 5 dicas para ajudar você a aproveitar o inverno da melhor maneira possível.
1 – Roupas
Para estar bem protegido do frio, saiba que se vestir em camadas, no famoso estilo cebola, é essencial. Em primeiro lugar, coloque roupas térmicas, elas funcionam como um isolante e ajudam a não perder o calor que o corpo produz. Ela deve ficar bem justa ao corpo, sem espaço entre a pele e o tecido. Isso garantirá o isolamento e não criará volume com as demais camadas.
Em seguida, invista em tecidos de inverno, que podem ser tecnológicos ou de cerdas naturais, o importante é não ter trama aberta. Blusas de lã ou cashmere são ideais.
Por último, o casaco ou sobretudo podem ser de materiais variados, contanto que sejam corta vento e impermeável, pois servirá de barreira contra chuva e neve. Invista em casacos mais longos, que cubram o quadril.
A calça impermeável é uma opção para ser usada em momentos extremos, mas na maioria das vezes uma calça com tecidos como o veludo (evitando calças jeans), combinada com o casaco longo, são suficientes.
2 – Sapatos e acessórios
A primeira parte do corpo a esfriar são os pés, e pés frios comprometem todo aquecimento do seu corpo. Esqueça as meias tradicionais, o melhor é investir em meias térmicas, principalmente se for usar uma bota comum.
Caso for enfrentar neve, uma bota acolchoada por dentro e impermeável por fora é indispensável. Importante também é um solado antiderrapante e botas com cano mais longo para não entrar neve.
Gorros, cachecóis e luvas também são indispensáveis quando o inverno chega. No quesito luvas, prefira as que tenham duplo papel: com uma camada quentinha por dentro e outra impermeável por fora.
3 – Bebidas quentes e alimentação
Em filmes que se passam em países com inverno rigoroso é muito comum ver pessoas andando na rua com um copo de café ou outra bebida quente, não é mesmo? Essa é uma dica chave para momentos em que você estiver mais tempo na rua, pois te ajudam a manter o corpo quente.
Além disso, pratos quentes, como sopas, são uma ótima pedida quando o assunto é alimentação. Alimentos termogênicos, como pimenta, gengibre e canela também vão ajudar seu corpo a se manter aquecido.
4 – Dentro de casa
Nos países onde o inverno é rigoroso, as casas são todas aquecidas e possuem uma temperatura agradável, onde você não precisa andar cheio de roupas. Entretanto, investir em cobertas que aquecem bem e em uma bolsa de água quente são dicas preciosas e que vão garantir uma noite de sono quentinho.
Certificar-se de que portas e janelas estejam bem vedadas também é muito importante, pois, assim, o calor gerado pelos aquecedores e/ou lareira permanece no interior.
5 – Pele
O frio deixa a pele mais ressecada que o normal, por isso invista em um bom hidratante, tanto para o rosto, como para o corpo e lábios. Também não esqueça de tomar muita água e/ou chás para garantir a hidratação completa.
Outro ponto importante quando o assunto é pele, é o uso do protetor solar. Não pense que só por que está frio que o sol não vai queimar. Bem pelo contrário, principalmente se estiver nevando, pois a neve reflete os raios solares e intensifica ainda mais sua potência.
Dito isso, é só partir para explorar as paisagens branquinhas, construir bonecos de neve e se divertir muito com batalhas de bola de neve!