Quiz: descubra o quanto você conhece sobre Malta

31/07/2017

A maior parte das pessoas não conhece muito – na verdade conhece pouco, ou quase nada – sobre Malta. Já aqueles que se dedicam a desbravar a história e a cultura desse – pequeno, mas – lindo país, acabam deslumbrados.

E você, o quanto sabe sobre Malta?

Nós preparamos um quiz para testar teus conhecimentos e, quem sabe, despertar teus melhores sentimentos quanto a esse país. <3


 

  1. Malta é uma ilha.

Falso. Aí que começa o engano de muita gente. O país de Malta não é uma ilha, é um arquipélago. O país é formado por sete ilhotas. As três ilhas maiores são habitadas – Malta, Gozo e Comino – e as outras quatro ilhas menores desabitadas – Cominotto, ilha Manoel, Filfola e ilha de São Paulo – além de mais uma série de pequenos rochedos. O arquipélago todo mede 316 km², o que significa que Malta inteira cabe 30.443 vezes dentro dos Estados Unidos da América.


 

  1. Diferente da vizinha Itália, em Malta o catolicismo não é muito praticado.

Falso. Muito falso. Cerca de 90% dos malteses se consideram católicos. Por conta disso, as regras de respeito às igrejas e símbolos religiosos são bem rigorosas no país. Uma característica curiosa a respeito da construção das igrejas é que, muitas delas, se caracterizam pela existência de dois relógios. Diz-se que um deles mostra a hora certa, enquanto o outro mostra um horário errado, na tentativa de confundir o demônio enquanto ele estiver na cidade.

Acredita-se que o que torna tão fortes as raízes católicas em Malta é a crença de que, no ano 60, teria sido aqui que o apóstolo Paulo naufragou quando se dirigia a Roma, para enfrentar acusações. A história é descrita no livro bíblico de Atos dos Apóstolos e estudiosos identificaram Malta, mais especificamente a ilha de São Paulo, como o local do naufrágio. Na ilha encontra-se uma proeminente estátua do santo, erigida em 1845.


 

  1. Em Malta, as pessoas dirigem do lado esquerdo da via.

Verdadeiro. Essa é uma das características que o país herdou dos colonizadores britânicos, assim como a Austrália e a Nova Zelândia. Ainda assim, por ser membro da União Europeia – desde 2004 –, é comum encontrar veículos com volantes na esquerda, tanto pertencentes a turistas, visitantes temporários ou trazidos de países da UE com circulação pela direita.


 

  1. Malta possui uma grande extensão de florestas.

Falso. Malta não possui sequer um pedacinho de floresta. Acontece que, em territórios muito pequenos a cobertura vegetal não chega a se caracterizar como floresta. Para uma área verde ser considerada floresta, ela deve ter no mínimo 0,5 hectare (5 mil m²) e 20 metros de largura dominados por árvores de, no mínimo, 5 metros de altura, cujas copas sejam capazes de sombrear pelo menos 10% do solo. Malta, além do território reduzido, tem clima árido e solo rochoso. Por conta disso, a vegetação que existe no país não é considerada floresta.


 

  1. A história de Malta é muito recente.

Falso. Apesar de Malta ser muito jovem, enquanto república, a história e a cultura maltesas transcendem séculos. Há evidências que civilizações viveram em Malta desde o período neolítico, há cerca de 5200 a.C. Os primeiros achados arqueológicos, em Malta, datam aproximadamente de 3800 a.C., que é o caso dos templos megalíticos de Malta e Gozo. Ou seja, isso quer dizer cerca de mil anos antes da construção das pirâmides do Egito. Os Templos Megalíticos, o centro histórico da capital Valeta e o Hipogeu de Hal Saflieni são as relíquias de Malta, considerados Patrimônio Mundial da UNESCO e estão entre as estruturas mais antigas do mundo.


 

  1. Além do maltês, o inglês também é língua oficial.

Verdadeiro. Além disso, Malta tem sido muito procurada pelos intercambistas que procuram aperfeiçoar o inglês. Mas, apesar de ser língua oficial – e de cerca de 90% da população de Malta falar inglês – o maltês ainda é o idioma mais falado no país. Ainda, 66% dos malteses entende italiano, que foi a língua oficial do país até 1934.


 

  1. A música tradicional maltesa é a Maltese Ghana Music.

Verdadeiro. Assim como quem vem para o Brasil e, eventualmente, vai ouvir samba. Quem visita malta se depara com esse estilo musical, um tipo bem específico de música folk maltesa.

 

       8 - A culinária de Malta é bem peculiar.

Verdadeiro. Demais até. Mas, apesar de ser bem diferente do que estamos habituados no Brasil, a comida maltesa é bastante saborosa. A variedade é grande: são molhos, sopas (como as de peixe e o minestrone), pastelaria e pratos de massa. É também muito comum encontrar lasanhas em Malta! Assim, é fácil perceber a influência espanhola, italiana e turca no país, dando um toque diferente à tradicional cozinha mediterrânea. Entre os pratos típicos destaca-se o Pastizzi, uma massa filo assada com queijo ricota ou purê de ervilhas. Também tem destaque o Stuffat Tal-Fenek, um ensopado feito com carne de coelho, o que é muito comum no país. O refrigerante mais tradicional é o Kinnie, feito com chinotto, laranja azeda e temperos e ervas únicos da região. Os cervejeiros de plantão devem provar a cerveja local, chamada Cisk.


 

      9 - Valeta foi a primeira cidade planejada da Europa.

Verdadeiro. A cidade foi esboçada em 1565, durante a Ordem de São João de Jerusalém. As obras começaram em 1566, com a edificação dos bastiões, procedendo-se depois à construção dos edifícios mais importantes. A cidade recebeu o seu nome do grão mestre, chamando-se La Valetta. A cidade ficou concluída em 1568, já depois da morte de La Valette. Hoje, o que mais movimenta a cidade é o turismo. Valeta é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, é praticamente um museu a céu aberto!


 

     10 - Malta é um país lindo, mas com muita criminalidade.

Falso. Falsíssimo. Malta é um país muito seguro! Segundo as estatísticas, é um dos países mais seguros da Europa, com baixas taxas de criminalidade. Todas as ruas principais têm postos policiais, inclusive durante a noite. Malta é tão segura que as pessoas costumam deixar as casas abertas ou as chaves do carro na ignição e nada acontece.


 

Parabéns! Se você chegou até aqui, acertando ou errando, agora você já sabe bastante sobre Malta, hein?

Se você gostou do nosso quiz, conhece mais alguma curiosidade sobre esse país que nós não listamos, ou se tens sugestões para outros quiz’s, deixe um comentário.

Ou se nós despertamos teu amor por Malta <3 e você quer viver essa experiência, solicite um orçamento.

Por hoje é só, pessoal!

See you soon!

 

Por Candace Bauer


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade