Como tirar o melhor proveito do seu intercâmbio

Tags: dicas

10/12/2019

Estar imerso em um país e em uma cultura totalmente diferentes pode gerar ansiedade e a sensação de que não estamos aproveitando essa experiência ao máximo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você tirar o melhor do seu intercâmbio!

 

Aproveite seu curso e todas as atividades propostas pela escola

 

A maioria das escolas propõe, além das aulas tradicionais, várias outras atividades, com o objetivo de integrar os alunos, apresentar mais sobre a cultura do país e explorar a cidade. Aproveite essas atividades! Outro ponto importante, que pode parecer meio óbvio, é frequentar com assiduidade as aulas. Passeios, viagens e trabalho não devem interferir no seu aprendizado – deixe essas atividades para os finais de semana ou para o turno contrário ao das aulas. Afinal, o objetivo principal do seu intercâmbio são os estudos.

 

Faça amigos locais e de outras nacionalidades

 

Faça amigos de nacionalidades diferentes da sua! Melhor ainda, se forem nativos. Dessa forma, a prática do idioma não vai se restringir à sala de aula. Com amigos estrangeiros, você será “obrigado” a falar o idioma em situações diversas, como passeios e jantas, por exemplo, otimizando ainda mais o seu aprendizado.

 

Conheça outras partes do país onde você está morando

 

Uma viagem de fim de semana para o interior da Inglaterra é a oportunidade perfeita para conhecer locais maravilhosos e pessoas nativas, você não acha? Muitas vezes, os intercambistas acabam escolhendo capitais como destino, por questões de praticidade. Entretanto, somente visitando o interior dos países é que você poderá realmente conhecê-lo. Aproveite e faça pequenas viagens no final de semana para conhecer as cidades ao redor de onde você está morando, essa é a oportunidade perfeita para ir a um pub e fazer aqueles amigos nativos que você tanto queria ao desembarcar no seu destino!

 

Planeje seus gastos

 

Ninguém quer passar por nenhum aperto financeiro durante o intercâmbio, correto? Planeje seus gastos montando planilhas com o seu orçamento e prevendo as despesas diárias ou por semana, assim fica mais fácil controlar seu dinheiro. Fique atento aos locais que possuem descontos ou condições especiais para estudantes! Também se planeje com antecedência sobre o meio de transporte que você vai utilizar, muitas vezes fazer o passe mensal dos transportes públicos saí muito mais em conta do que comprar tickets individuais.

 

Vá com a mente aberta

 

Parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas, quando estão em um país diferente, acabam querendo manter hábitos que possuíam em seu país de origem. Seja um costume relacionado a sua alimentação, seja algo banal, como o horário de acordar, esteja pronto para mudar tudo isso! Você pode se descobrir uma pessoa nova ao ter experiências diferentes, afinal, o intercâmbio também é para isso. Sabe aquele prato típico que, em um primeiro olhar pode parecer intragável? Experimente, nem que seja para dizer que você detestou!

 

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade