Sabia que é possível fazer universidade ou pós-graduação gratuitamente na Alemanha?

08/09/2015

Organização, inteligência, infraestrutura, tecnologia, cultura e história são apenas alguns itens que fazem da Alemanha a quarta maior potência mundial e um dos destinos mais procurados por turistas e intercambistas de todo o mundo.

Além disso, a Alemanha possui um ótimo sistema educacional e uma educação superior de qualidade exemplar, por este motivo, recebe tantos estudantes internacionais interessados em graduar-se no país. Mas antes de ingressarem em uma Universidade Alemã, os alunos internacionais precisam aprender ou possuir fluência no idioma alemão e fazer um curso preparatório para estudos acadêmicos na instituição pública chamado de Studienkolleg. O curso tem duração de dois semestres e tem como objetivo, nivelar os alunos internacionais aos alunos alemães, para poderem concorrer em igualdade de condições durante a universidade.

A grande vantagem do serviço de colocação universitária que a Estudar no Exterior possui é que, o estudante brasileiro se matricula para um curso de alemão e preparatório para exames com duração de 16, 24 ou 40 semanas, dependendo do nível de conhecimento do idioma, o aluno já sairá do Brasil aceito em uma universidade alemã,  o que irá garantir o acesso ao studienkolleg também gratuito.

Os estudantes que possuem passaporte europeu não precisarão comprovar disponibilidade financeira para despesas pessoais. Entretanto, estudantes brasileiros necessitarão abrir uma conta corrente na Alemanha, onde deverão depositar o equivalente a EUR 8000 para serem usados em despesas anuais com moradia, alimentação e transporte.

As universidades poderão solicitar testes específicos de acordo com o curso de interesse. O aluno poderá se matricular para qualquer curso: desde medicina, engenharia, odontologia, administração.  O aluno poderá inclusive, posteriormente, fazer pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para estudantes que já estiverem fazendo faculdade e tenham feito no mínimo 2 anos, não precisarão fazer o Studienkolleg, mas precisarão da carta de aceitação da universidade e fazer o curso preparatório de alemão, e com isso terão o serviço de colocação na universidade.

Trabalho na Alemanha:

Durante o período do curso, o estudante poderá trabalhar legalmente 120 dias por ano ou 240 meios dias anualmente, desde que não prejudique no desempenho escolar.

 

O Eduardo, Roberta e Bianca já embarcaram para a Alemanha! E você, o que está esperando para estudar na Alemanha? 

 

Quer saber mais? Consulte a Estudar no Exterior. 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade