Como planejar sua road trip

Tags: dicas

07/01/2020

Quem nunca sonhou em colocar alguns amigos dentro de um carro e sair explorando estradas desconhecidas? Porém, antes de se jogar em uma aventura dessas, é necessário se planejar. Entusiasmo, um bom roteiro, uma boa companhia e, sobretudo, um carro em bom estado são essenciais nessa aventura. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você organizar a sua road trip da melhor maneira possível!

 

Companhia

Ao escolher sua companhia de viajar, é preciso ter em mente que vocês vão compartilhar todos os momentos, portanto, essa pessoa (ou essas pessoas) precisa ser alguém com a qual você se dê bem, se identifique e, também, alguém com quem você seja tolerante e paciente. Além de você passar basicamente 100% do tempo ao lado dessa pessoa, principalmente por se tratar de uma viagem de carro, no qual muitas horas serão gastas na estrada, os planos pré-viagem precisam ser feitos em conjunto, para que todos aproveite a trip da melhor maneira!

 

Roteiro

Falando em planos pré-viagem, após escolherem em conjunto o destino, é preciso traçar uma rota e prever os pontos de parada, incluindo pausas para descanso e noites em hotéis ou campings. Faça uma pesquisa das cidades que você quer visitar, conferindo também quais as atrações locais: praias, museus, restaurantes, parques, feiras e tudo aquilo que você e seus companheiros de viagem gostariam de ver. Muitas vezes há mais de um trajeto para chegar a um destino, então verifique se há alguma cidade no meio do caminho que você queira conhecer e considere o tamanho do percurso e a segurança das estradas.

 

Orçamento

Além de planejar o roteiro, é preciso se organizar financeiramente para uma road trip. Esse fator essencial para não haja estresse relacionado aos gastos durante a sua viagem. Anote a quantia necessária para todos os dias que você estará na estrada, o quanto você gastará com comida, hospedagem, gasolina e quaisquer outras despesas extras que podem ocorrer, como valor dos pedágios, por exemplo. Separar um valor extra e deixar acertado a divisão dos gastos antes de partirem também é muito importante.

 

Bagagem

Ter a liberdade de peso e tamanho das malas pode parecer um sonho para quem está acostumado a viajar de avião. Porém, uma road trip não exige uma bagagem pesada! Viaje o mais leve possível, até porque você não quer ter sobrepeso no carro. O ideal é uma mala pequena para cada pessoa. Praticidade é a palavra, então não perca tempo carregando bagagens desnecessárias. Se você optou por acampar durante as paradas noturnas, lembre-se de levar todos os equipamentos necessários para isso!

 

GPS e mapas

Um GPS é altamente recomendável pela sua praticidade, uma vez que isso assegura que não se perca tempo dando voltas desnecessárias em lugares desconhecidos. Por mais que uma road trip significa um pouco de aventura, é sempre bom ter um guia na estrada. Apesar de muitos carros já virem equipados com GPS, nunca é demais fazer o download dos mapas em aplicativos como o Google Maps. Neste caso, lembre de levar um carregador portátil para seu celular! Mesmo com toda a tecnologia, sempre garanta qualquer imprevisto com o bom e velho mapa de papel.

 

Carro e seguro viagem

É indispensável levar o seu carro para a revisão para que ele esteja pronto para cair na estrada. Além disso, lembre-se de contratar um seguro viagem. Assim, se algo não sair conforme o esperado, você poderá contar com o apoio de uma seguradora especializada. Caso você decida por alugar um carro, fique atento aos quilômetros incluídos no valor do aluguel, em muitos casos ele é limitado e, tudo que ultrapassar o limite, será cobrado a parte.

 

Com tudo preparado, para tornar a viagem ainda mais animada, monte algumas opções de playlists! Lembre-se de pensar no gosto de todos os passageiros e de garantir o acesso offline a ela! Além disso, separe alguns lanchinhos para o caminho, como frutas e biscoitos, água e dinheiro trocado para pagar os pedágios. Dito isso, é só colocar o pé na estrada!

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade