Como economizar no seu intercâmbio

Tags: dicas

23/05/2018

 

Uma das perguntas mais frequentes antes de decidir o intercâmbio, é sobre o custo de vida. Quanto que gastarei por mês no intercâmbio, quanto custa a moradia, quanto custa a alimentação, comprar roupas é barato, essas e muitas outras perguntas são recorrentes, porém não adianta nada escolher um destino com um bom custo de vida, se você não souber comprar, pesquisar e economizar.

Muitas vezes com a empolgação de ver coisas mais baratas que no Brasil, os estudantes acabam gastando mal o seu dinheiro, ou não aproveitando as melhores ofertas. Com a quantidade de shoppings, outlets e lojas que existem nas grandes cidades, pode ser normal nos empolgarmos um pouco quando desembarcamos em um novo país. Porém, são essas primeiras compras que podem ser consideradas ruins, pois você ainda não conhece a cidade e os lugares.

 

Não compre no primeiro lugar

Uma coisa muito comum em todos nós, é não aguentarmos quando vemos uma placa de Promoção ou “SALE”. Muitas vezes quando chegamos no intercâmbio e vemos alguma liquidação, já saímos comprando tudo que vemos.

Porém uma dica que deveria servir, não só no intercâmbio, mas para sempre. Não compre no primeiro lugar. Pesquise na internet, e em outras lojas na cidade. Pois artigos promocionais nem sempre estão realmente em promoção e pode não ter o melhor valor.

Em épocas de liquidação, principalmente de vestuário, os produtos chegam a ser vendidos por menos que o valor de produção, apenas para liberar estoques. Então tenha calma, o produto que você deseja não vai acabar em alguns minutos. Você pode economizar um bom dinheiro apenas caminhando de uma loja para outra e comparando.

 

Contenha a empolgação

A forma mais fácil de gastar dinheiro em uma viagem, com certeza é a empolgação inicial. Com o fato de tudo ser novidade e de querer aproveitar cada detalhe de tudo, acabamos comprando coisas que não precisamos e nos primeiros lugares que chegamos.

As compras fazem parte do intercâmbio, mas antes de ir, programe quando você fará elas, pois com certeza no início não é a melhor hora. No início do intercâmbio você terá gastos pontuais, como aluguel, transporte, primeiro mercado, se você cair na empolgação, pode acabar sem dinheiro para coisas básicas.

 

Carteira de estudante

Sempre que você é estudante, você pode solicitar uma carteirinha para obter descontos em muitas coisas. As regras para obter ela, depende de cada país, mas os benefícios sempre compensam um monte.

Os descontos vão desde o transporte público, restaurantes, até a atrações turísticas e shows. Também existem muitos museus e lugares culturais que estudante não precisa pagar nada se tiver a carteirinha.

Então, busque informação de como fazer ela e aproveite.

 

Deixe para o final

A melhor época para comprar, é no final do intercâmbio, existem vários motivos para isso.

No final do seu intercâmbio você já conhece o lugar e sabe onde encontrar os melhores preços.

Provavelmente no final do seu intercâmbio, você já saberá o que vai querer comprar. As roupas que trará para o Brasil, eletrônicos e claro aqueles presentes para a família.

Não esqueça de uma coisa muito importante, o tamanho da sua bagagem. Então quanto mais pro final você deixa as suas compras, mais certeza terá que entrará tudo na bagagem.

 

 

 
Por Guilherme Bastiani

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade