Cartão Viagem: Entenda porque ele irá facilitar seu intercâmbio

Tags: dicas

13/12/2016

 

 

O Cartão viagem é a maneira mais segura e prática para levar seu dinheiro em suas viagens para o Exterior. É um cartão recarregável que pode ser usado em qualquer país através de saques ou como débito a vista e até mesmo para compras online.

Outra facilidade é que o mesmo permite que a outra pessoa no Brasil faça recargas no seu cartão e o crédito entra em até 24 horas. No brasil, a carga é feita com base no câmbio do dia e no exterior você saca na moeda local.

Qual a diferença entre Cartão de crédito e débito, nesse caso?

Os cartões de crédito e débito são diferentes no sentido que, os cartões de crédito, como o nome diz, você tem um crédito, você utiliza no momento da compra e pagará depois. O problema é que no momento da compra você sabe quanto está pagando em moeda estrangeira, mas não sabe quanto irá pagar depois em reais, já que o banco emissor do seu cartão irá converter o valor comprado na moeda estrangeira para reais de acordo com o câmbio do dia da emissão da fatura. Além da taxa de câmbio, sobre as compras que fizer no cartão, incidirá IOF (impostos sobre operações financeiras) que no momento está em 6,38%.

Já o cartão de débito, ou também conhecido como cartão viagem ou cartão vtm, permite armazenar moeda estrangeira, ou seja, é um cartão pré-pago que você carrega moedas antes de viajar e já sabe o câmbio que está pagando na hora da compra e com isso, se protege contra qualquer alteração cambial futura. Seria o mesmo que comprar moeda estrangeira em espécie, com a vantagem de que se comprar moeda em espécie e perder ou for roubado, não tem como recuperar, já com o cartão viagem, você tem uma senha para saque e débito e caso perca o cartão, você pode solicitar o cancelamento e a reposição do cartão. Nesta modalidade, na hora da compra já estará incluso também o IOF de 6,38%.

Quais são os benefícios do Papel Moeda?

A compra de papel moeda tem uma vantagem em relação as demais formas acima: O IOF é de apenas 1,1%, por isso é mais barata que as demais.

Por outro lado, tem contra si o problema de segurança, pois além de problemas de falsificação, ficará suscetível aos riscos de andar com altos valores em uma viagem para o exterior, em caso de perda não tem como recuperar.

Qual a melhor opção?

Um fator importante para definir o meio que vai levar o dinheiro é calcular o valor que precisará para a viagem e verificar o limite do cartão de crédito disponível.

Exemplo: Se for viajar para a Europa e prevê que irá gastar EUR 2000 e o seu cartão tem limite disponível de R$ 3000,00, apenas significa que não poderá depender somente do cartão de crédito, então, precisará necessariamente comprar moeda em espécie ou carregar no cartão viagem.

A nossa sugestão é que você compre o mínimo possível em espécie (500 a 1000 dólares/euros), para as primeiras despesas apenas, coloque o restante do que ira precisar no cartão viagem e leve o cartão de crédito somente para emergências.

Lembrando que, o cartão viagem não precisará ser carregado com todo o valor que irá precisar, poderá mesmo durante a viagem recarregar o cartão com valores adicionais, conforme for necessário, e caso sobre, poderá usar no Brasil também.

O Cartão Viagem tem custo?

O Cartão Viagem não tem custo. Somente irá pagar taxas se sacar em espécie nos caixas eletrônicos (conhecidos no exterior como ATM), a taxa será em torno de $ 2,50 por saque.

Neste caso, se for sacar, é aconselhável sempre sacar um valor maior, suficiente para as despesas da semana e sempre que puder pagar com o cartão de débito. Faça isso.  

Como eu solicito o Cartão Viagem?

Para solicitar o cartão viagem é simples, basta clicar aqui, que enviaremos o cartão junto dos documentos de sua matrícula ou poderá retirar em nossa loja, ou solicitar que seja enviado pelo o correio.

Para carregar o cartão basta nos informar o valor que quer colocar no cartão que faremos o pedido e enviaremos um boleto para pagamento no banco em até 24 horas, com isso, o crédito em moeda estrangeira será creditado em até 48 horas depois do pagamento.

Para recarga, poderá ser feito o mesmo procedimento ou ligar direto para o 0800 do banco Confidence. 

Vai ficar mais de 4 meses?

Para os estudante que forem ficar acima de 4 meses, tem uma outra forma mais econômica. Ao abrir uma conta em um banco no exterior, é possível enviar dinheiro direto para esta conta, com isso, o IOF é reduzido para apenas 0,38%. A Estudar no Exterior oferece este serviço em parceria com a Confidence Câmbio, onde é possível fazer a transferência online, gerar boleto online, pagar o boleto e após isso, em torno de 48 horas o dinheiro estará na conta,

Para compra de moeda em espécie, temos o serviço de entrega á domicílio ou no local de trabalho, para maiores informações: turismo@estudarnoexterior.com.br

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade