Você sabe o que é um teste de proficiência?

Tags: dicas

21/01/2020

Diversos são os motivos para uma pessoa precisar de um exame de proficiência – ele pode ser uma exigência ao seguir os estudos no exterior ou um diferencial profissional. Mas, afinal, o que são essas provas? O teste de proficiência nada mais é do que um comprovante de que você tem domínio do idioma, pois, na hora de fazer um mestrado no exterior ou postular para um cargo elevado em uma multinacional, não basta apenas colocar no currículo a tradicional expressão “fluente”, é preciso comprovar o real nível de domínio do idioma por meio de um exame de proficiência. Eles vão avaliar as capacidades de leitura, escrita, compreensão e expressão oral do candidato e atribuir a ele o nível do idioma. 

 

Existem exames americanos e britânicos, que são semelhantes, mas tem suas peculiaridades. Por isso, pesquise para saber qual é o certificado mais apropriado pra o seu objetivo.

 

Americanos

 

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o TOEIC (Test of English for International Communication) são exames norte-americanos mais comuns e populares.

 

O TOEFL tem o objetivo de avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidades dos Estados Unidos. O teste possui mais vocabulário e textos voltados a temas acadêmicos. O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service de New Jersey e é oferecido em 180 países. A prova leva cerca de três horas e meia para ser concluída. Além da prova, existe o writing (escrita) de 30 minutos, chamado de teste TWE, que é obrigatório para todos que fazem o teste em papel. Para fazer os dois testes, o aluno precisará de aproximadamente quatro horas.

 

Já o TOEIC é direcionado para aqueles que pretendem demonstrar habilidade na língua inglesa no mercado de trabalho. O teste avalia a capacidade dos participantes de utilizar o inglês em situações de trabalho, como reuniões, viagens, conversas telefônicas, apresentações, etc. O TOEIC também é administrado pelo Educational Testing Service de New Jersey. Além disso, o teste é dividido em duas partes, Listening and Reading (escuta e leitura) com cerca de 2h30min de duração e a segunda parte de Speaking and Writing (fala e escrita) com 90 minutos de duração.

 

Britânicos

 

Os mais conhecidos exames britânicos são o IELTS (International English Language Testing System) e Cambrigde ESOL (English for Speakers of Other Languages).

 

O IELTS tem objetivo de avaliar a real habilidade de comunicação do participante na língua inglesa através das 4 habilidades linguísticas (escuta, leitura, fala e escrita).  Ele existe em duas versões: academic e general.

 

O academic é voltado par quem tem interesse em estudar no exterior. É similar ao TOEFL, porém mais focado em países europeus e da Oceania. Já o general, é para pessoas que tem intenção de imigrar para países de língua inglesa. O IELTS é administrado pela University of Cambridge Local Examinations Syndicate juntamente com o British Council. O teste é oferecido em 105 países e duas horas e 40 minutos.

 

Cambridge ESOL é um departamento da Universidade de Cambridge que produz os testes KET, PET, FCE, CAE e CPE. Cada um desses testes é especifico para um nível do idioma, desde o básico até o avançado.  O exame costuma ser mais procurado na Europa por pessoas que necessitam comprovar capacidade de se comunicar em inglês para o mercado de trabalho. O teste também serve para aqueles que querem estudar em uma universidade no Reino Unido.

 

 

Antes de realizar o exame, é preciso se preparar muito bem, pois eles ocorrem em datas específicas e possuem um custo. Com a EE, você pode realizar o seu intercâmbio de estudos com cursos preparatórios para o exame que mais se adapta para você. Escola em diversos destinos possuem essas aulas específicas, que são totalmente focadas em preparar o aluno para o teste, aumentando significativamente as chances de sucesso.


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade