Intercâmbio depois dos 25!

Tags: dicas

22/10/2015

Quando a gente fala em intercâmbio é fácil associar a palavra a jovens adolescentes que estão no Ensino Médio ou nos primeiros anos da faculdade. Jovens com idade entre 16 e 20 anos que antes de decidirem de vez o que fazer da vida decidem se aventurar por aí.

Mas e os jovens adultos? Aqueles que já passaram dos vinte e poucos e ainda possuem o desejo e a inquietação de conhecer o mundo.

Quando fiz o primeiro intercâmbio, eu estava com vinte anos; hoje estou prestes a fazer 24; e posso dizer que o cenário, os objetivos e as prioridades são bem diferentes para um curto espaço de quatro anos. A boa notícia é que o intercâmbio continua sendo uma opção.

Tá confuso né? Vou tentar explicar melhor. Há quatro anos atrás, eu tinha recém entrado na faculdade, não tinha trabalho fixo (apenas estágio) e um inglês bem capenga. Naquela época, não pensei duas vezes em largar tudo, trancar a faculdade e ir para Irlanda. Hoje, já sou formada, tenho trabalho de carteira assinada e a decisão de largar tudo não é tão fácil de ser tomada. Acredito que várias pessoas que estão lendo este post pensem assim também.

O lado bom, que eu falei lá em cima, é que o intercâmbio continua sim sendo uma opção para as pessoas que tem 25, 30, 35 anos ou mais! Tudo é uma questão de procurar a melhor opção para você.

Se já é formado, e tem um inglês bom o college é uma ótima oportunidade! Especialização é palavra do momento, e um college pode te oferecer um conhecimento mais específico em determinada área e ser decisivo para você quando voltar, pois estará atualizado e conseguirá se inserir rapidinho no mercado de trabalho.

Se largar tudo não é uma alternativa, você pode negociar umas férias de 30 dias e fazer um intercâmbio de um mês. Quem faz o intercâmbio é você, e mesmo que seja apenas um mês, você pode ficar mais fluente em determinada língua, além de adquirir experiência e expandir sua rede de contatos.

Existem ainda os Grupos de Intercâmbio que são opções de turismo + férias, onde você pode estudar inglês e ainda aproveitar o tempo livre para turistar pela cidade.

Com tudo isso, idade não é desculpa para não viajar; e você não pode mais dizer que intercâmbio é coisa de adolescente! Opção é o que não falta, você só precisa achar a sua!

 

por Mégui Moraes


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade