Conheça mais sobre os exames de proficiência de língua inglesa e entenda cada um deles

17/09/2015

Cada vez mais, brasileiros estão buscando oportunidades de estudar e se profissionalizar no exterior através de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Muito dessa procura se tem pelo fato de muitas universidades no exterior oferecerem ensino de ótima qualidade e gratuito.

Porém, para ser aceito em uma universidade do exterior, é necessário comprovar fluência e experiência na língua inglesa. Para isso, é fundamental que o estudante procure uma instituição brasileira que aplique o exame de proficiência na língua inglesa. O sucesso em exames como TOEFL, IELTS, Cambridge e TOEIC pode ser um diferencial em situações acadêmicas e profissionais, seja no Brasil ou no exterior.
E nesse instante surge a dúvida: Qual é o melhor teste de proficiência para a minha situação?

Por isso, criamos uma lista com os principais testes de língua inglesa e suas diferentes aplicações.

Americanos:

O TOEFL e o TOEIC são exames norte-americanos mais comuns e populares.

O TOEFL tem o objetivo de avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidades dos Estados Unidos. O teste possui mais vocabulário e textos voltados a temas acadêmicos. O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service de New Jersey e é oferecido em 180 países.

A prova leva cerca de três horas e meia para ser concluída. Além da prova, existe o writing de 30 minutos, chamado de teste TWE, que é obrigatório para todos que fazem o teste em papel. Para fazer os dois testes, o aluno precisará de aproximadamente quatro horas.

O TOEIC é direcionado para aqueles que pretendem demonstrar habilidade na língua inglesa no mercado de trabalho. O teste avalia a capacidade dos participantes de utilizar o inglês em situações de trabalho, como reuniões, viagens, conversas telefônicas, apresentações e etc. O TOEIC também é administrado pelo Educational Testing Service de New Jersey. Além disso, o teste é dividido em duas partes, Listening e Reading com cerca de 2h30min de duração e a segunda parte de Speaking and Writing com 90 minutos de duração.

Britânicos:

Os mais conhecidos exames britânicos são o IELTS e Cambrigde ESOL.

O IELTS tem objetivo de avaliar a real habilidade de comunicação do participante na língua inglesa através das 4 habilidades linguísticas.

Possui duas versões: O academic, par quem tem interesse em estudar no exterior. É similar ao TOEFL, mas mais focado em países europeus e Oceania. E o general, para pessoas que tem intenção de imigrar. O IELTS é administrado pela University of Cambridge Local Examinations Syndicate juntamente com o British Council.

O teste é oferecido em 105 países, todos os meses, dependendo da cidade. O exame dura duas horas e 40 minutos no total e é dividido em quatro seções: Listening (compreensão oral), Reading (leitura), Writing (escrita/redação) e Speaking (conversação).

Cambridge tests

Cambridge ESOL é um departamento da Universidade de Cambridge que produz os testes: KET, PET, FCE, CAE e CPE para avaliar os níveis de proficiência em inglês que é aplicado duas vezes por ano. O exame costuma ser mais procurado na Europa por pessoas que necessitam comprovar capacidade de se comunicar em inglês para o mercado de trabalho. O teste também serve para aqueles que querem estudar em uma universidade no Reino Unido. O CPE também é administrado pelo órgão responsável pelo IELTS.

COMPARATIVO DE NOTAS DE TESTES:

Lembre-se que antes de fazer uma prova assim, é necessário preparar-se bem, pois os testes costumam ser processos longos e árduos. Os valores giram em torno de U$200 dólares, podendo haver variações.

A maioria das pessoas que fazem este tipo de teste já passou por algum intercâmbio e possuem um objetivo especifico como estudar em uma universidade no exterior ou fazer carreira profissional fora do Brasil. Por isso, pesquise para saber qual é o certificado mais apropriado pra o seu objetivo.

E para quem ainda não estiver preparado para passar por um exame de proficiência, a Estudar no Exterior possui ótimas opções de Intercâmbios preparatórios para os exames. Assim, você se prepara perfeitamente para encarar um teste tão importante e reconhecido mundialmente.

 

por Jéssica Grings