Você já ouviu falar nos Colleges do Canadá?

Tags: dicas canada

17/04/2015

Primeiro: não deixe-se enganar pelos falsos cognatos: College não é Colégio!

O College forma profissionais. Dentro de um College existem inúmeros programas com durações e certificações variadas, podendo elas serem Certificados, Diplomas, Bacharelados e até mesmo pós-graduação.

A duração dos programas varia de um a quatro anos e são focados em características mais práticas, ao contrário de um curso universitário que vai a fundo nas teorias.

Ao mesmo tempo, alunos que se formam nos colleges, conseguem transferir os créditos, para completar o bacharelado em universidades, com isso não perdem o investimento, pelo contrário, ganham com isso, visto que os colleges possuem um custo menor que as universidades. Por outro lado, em alguns cursos é possível fazer todo o bacharelado diretamente no college.

Entendendo um College

A duração dos programas varia de UM a QUATRO ANOS. Quanto maior a duração, maior o peso do certificado.

Um exemplo disso são os certificados em Business. Eles são muito procurados com opção de cursos a partir de seis meses e mais seis meses de estágio ou ainda, programas com maior duração com ou sem estágio.

Os programas de curso técnico com Co-op, são programas de estudo + estágio. Em algumas áreas, como a de serviços, é possível conseguir facilmente estágios remunerados. Em outras opções de curso você também pode estagiar, porém o período de estágio nem sempre será remunerado, em muitas vezes o principal objetivo é o ganho de experiência.

Os Colleges também oferecem aos estudantes os bacharelados, esses sim são como no Brasil. Duração de quatro anos e o mesmo tipo de certificado. Nestes programas, além de poder trabalhar legalmente durante o curso, após formados, o estudante recebe permissão para trabalhar legalmente no Canada. Em geral, a cada ano de estudo tem direito a um ano adicional de visto de trabalho, se fizer de 2 a 4 anos, darão direito a ficar mais 3 anos trabalhando no Canada. Conseguindo um trabalho na área de formação, facilitará bastante o processo de obtenção de visto de permanência, para quem quiser imigrar para o Canada.

shutterstock_143172094    shutterstock_96602686

O que preciso para ingressar em um College?

Ensino médio completo e um bom nível de inglês. Para comprovar seu nível no idioma os testes de proficiência mais comuns são o IELTS ou TOEFL. Caso ainda não tiveres fluência, poderá ir antes e estudar inglês ou francês no próprio college. Se já tiver iniciando uma graduação no Brasil, também será necessário apresentar as notas da universidade brasileira, traduzidas para o inglês (histórico escolar).

E o que esses diplomas valem no Brasil?

O título de bacharel será igual em qualquer lugar do mundo. Os outros diplomas que adquirir no Canadá também tem reconhecimento internacional e são equivalentes aos cursos técnicos disponíveis no Brasil. Além disso, no nosso país qualquer que seja a especialização feita no exterior é muito bem vista.

E se eu pensar em ficar por lá?

shutterstock_119379478

A possibilidade de imigrar é bem maior se você for qualificado, e essas possibilidades se multiplicam se você já tiver alguma ligação com o país. Uma certificação Canadense somada a fluência no idioma, conta muitos pontos se você pensa em construir carreira no país da Maple Leaf.

Os Colleges Canadenses são reconhecidos mundialmente, os cursos ofertados são de ótima qualidade e com certeza abrirão diversas portas. Em alguns casos, o valor pode ser até menor do que um semestre em uma instituição privada no nosso país.

Por onde começar?

Caso ainda não tiveres fluência no idioma inglês ou francês, o primeiro passo é se inscrever para um curso de idioma no Canada, geralmente em 6 meses de curso o estudante adquire o nível de conhecimento necessário para ingressar num college. Caso já tenha um bom conhecimento, há a possibilidade de fazer um curso de menor duração e já se matricular para um curso técnico num destes colleges.

Quanto ao visto, você poderá viajar para o Canada para estudar idioma e se já fizer a matrícula para o college, poderá ser feito o visto para todo o período do curso, principalmente se for na mesma instituição. Caso for em escolas diferentes, se as matrículas para os dois cursos foi feita, a Estudar no Exterior pagará a renovação do teu visto após o curso de idiomas.

 

Este tipo de programa é bem comum nos Estados Unidos, porém lá o intercambista não pode trabalhar legalmente. Irlanda, Austrália e Nova Zelândia são outros países que apresentam os mesmos programas e oferecem ao intercambista a possibilidade de trabalho durante o período de estudos.

Um intercâmbio é um investimento a longo e também a curto prazo, é pensar no futuro, mas aproveitar todos os momentos no destino dos seus sonhos.

 

comments powered by Disqus



Estudar no Exterior Intercâmbio - 2017