Cidade do Cabo: um pedaço do paraíso na África do Sul

03/08/2017

Um dos países que mais surpreende os intercambistas é a África do Sul. E a surpresa vem, na maior parte das vezes, por conta da falta de informações que recebemos sobre o país, que quando melhor arriscamos a conhecer melhor, percebemos tamanha é a riqueza cultural, histórica e natural que a África do Sul carrega.

Assim como o Brasil, é difícil – e também um desperdício :p – resumir o país em um contexto genérico, pois cada cidade carrega suas particularidades e histórias. E, afinal de contas, é isso que nos move: te mostrar como cada pedacinho do globo merece destaque. Então, hoje é a vez da Cidade do Cabo. :)

Vem conhecer um pouco mais?

 

Cidade do Cabo, aqui vamos nós!

A Cidade do Cabo – em inglês Cape Town – é a capital legislativa da África do Sul. O país tem outras duas capitais: Pretória, que é a capital administrativa, e Bloemfontein, a capital judiciária. A Cidade do Cabo é a segunda mais populosa do país, ficando atrás apenas de Joanesburgo. Muito famosa pelo seu porto natural, a cidade possui marcos bem conhecidos, como a Montanha da Mesa, um dos mais populares destinos turísticos nacionais.

 

Muitos intercambistas procuram o país para aperfeiçoar o inglês, mas este não é o único idioma oficial. Além o inglês, os sul-africanos tem outras dez línguas oficiais: o africâner, o ndebele, o seSotho do norte, o seSotho do sul, o suázi/Suazi, o XiTsonga/ ChiTsonga/ShiTsonga, o seTswana, o Venda, o Xhosa e o Zulu.

Em 2015, a população estimada da Cidade do Cabo era de, aproximadamente, 3,5 milhões de pessoas.

A cidade é um importante polo comercial e industrial, tendo um dos principais portos do país. Sua economia é baseada nos setores de refinação de petróleo, automóveis, alimentar, químico, têxtil e construção naval.

Para nós brasileiros, a África do Sul é um excelente destino por conta do câmbio: um real equivale a aproximadamente 4 Rands (moeda local) e o poder de paridade é muito bom.

 

A gastronomia sul-africana é uma deliciosa mistura das culturas de todos os povos que aqui se estabeleceram. Uma das heranças que a África do Sul carrega, por conta da colonização britânica, é o gosto por chás. Um dos mais consumidos no país é o Rooibos, feito a partir de uma planta indígena. Dentre os principais pratos estão o melkert, um pastel muito semelhante ao pastel de nata, que é igualmente servido polvilhado por canela; o braai, os deliciosos churrascos onde não podem faltar as boerewors (salsichas) e bobotie, uma espécie de empadão com caril; e a Gatsby, um enorme sanduíche recheado com carne, queijo e batata frita!

 

Quem vai à Cidade do Cabo não precisa escolher entre vida urbana ou natureza ou história, porque tudo isso se mistura. Em um único passeio você pode visitar as paisagens naturais mais belas do país, conhece locais históricos que carregam muita informação sobre um dos períodos mais tristes da história – o Apartheid -, e ainda consegue ter uma vida urbana agitada nos melhores bares, shoppings e restaurantes do continente africano.

 

Um lugar bem interessante e que deve estar incluso no seu roteiro é a Robben Island. Localizada a 11 km de distância da Cidade do Cabo, é um destino essencial para quem quer conhecer mais sobre a luta contra o Apartheid. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, foi lá que Nelson Mandela e seus companheiros ficaram encarcerados por décadas. Além de sua importância história, a ilha também é um santuário para muitas espécies animais.

 

Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, a Cidade do Cabo tem atividades interessantíssimas, com passeios ao ar livre e prática de esportes. A Table Mountain – ou Montanha da Mesa, em português – tem seu topo achatado, formando um planalto de aproximadamente 3 km de comprimento e mais de 1 km de altitude. Ela recebe esse nome pois, de vez em quando, um fenômeno climático que se caracteriza por correntes geladas, forma um tipo de nuvem branca em seu cume, parecendo uma toalha. A Table Mountain é o principal cartão postal da cidade e uma das atrações turísticas mais visitadas, podendo ser vista de quase toda a Cidade do Cabo. É possível escalar a montanha através das trilhas do parque nacional onde ela fica situada, ou – se você prefere evitar a fadiga – pode chegar ao topo pelo teleférico que oferece uma vista de tirar o fôlego.

 

Outro lugar encantador que certamente merece estar no seu roteiro de viagem é a Boulders Beach. Conhecida como Praia dos Pinguins, talvez essa seja a visão mais exótica da Cidade do Cabo: uma praia de areia branca habitada por uma colônia de pinguins-africanos que aqui se estabeleceram em 1982! Apesar de ser uma das praias mais atraentes da Cidade do Cabo, não pense que você vai conseguir chegar por lá e dar um mergulho na água maravilhosa de cor turquesa, ela é extremamente gelada e os pinguins agradecem por isso. Aos visitantes, plataformas de madeira permitem que se desfrute da exótica companhia sem causar danos à paisagem.

 

Uma das primeiras coisas que vêm à mente quando pensamos em África do Sul são os safaris. Há parques nacionais nas proximidades da Cidade do Cabo que, além de te garantirem uma experiência incrível, de poder estar perto da vida selvagem, são altamente controlados e garantem um turismo consciente e sem exploração animal.

 

O vinho africano – além de ser um dos melhores do mundo, com fama internacional – é famoso por “BBB”: “bom, bonito e barato. :p Por conta disso, as visitas aos vinhedos são alguns dos passeios mais procurados pelos turistas na África do Sul. A apenas uma hora da Cidade do Cabo você pode visitar várias vinícolas da região e desfrutar de inúmeras provas de vinho. Imagine o sul de França mas num cenário mais exótico e ainda assim estará longe de ter uma ideia do encanto desta região única.

 

E, por fim, se depois de tudo isso você ainda não se sentiu convencido a conhecer a África do Sul, o povo sul-africano é conhecido por ser extremamente receptivo e amigável e por estar sempre disposto a conversar e a contar a todos um pouco sobre sua história. E é isso que nós buscamos, certo? Uma incessante uma troca cultural.

 

Você tem alguma contribuição sobre esse país? Deixe seu comentário!

E, se você tiver alguma sugestão de assunto ou temática, escreva para nós. Seu parecer é sempre muito importante.

Por hoje é só pessoal!

See you soon!

Por Candace Bauer

 


Receber promoções por e-mail


Política de privacidade