Acomodação: onde ficar no período do intercâmbio?

Tags: dicas

15/04/2015

Homestay, Residencial Estudantil ou Hostel?

Você sabe quais são as características de cada tipo de acomodação? Descubra aqui qual a opção que mais se encaixa com o seu perfil.

 

Homestay

É a forma mais eficiente de imersão no idioma e mais econômica, principalmente para alunos que ficarão pouco tempo. Até 12 semanas por exemplo. Obrigatório para alunos menores de 18 anos, haja vista que as famílias serão responsáveis por estes estudantes.

Ao chegar na Homestay encontrará sua Host Family e desde o principio irá interagir e começar a treinar o idioma. Poderá participar das refeições em família e em geral, dos passeios, das atividades, enfim, toda a rotina familiar poderá incluir você. As casas com mais espaço abrigam até mesmo mais de um estudante, sendo que, quando escolher a acomodação, poderá escolher ficar em quartos individuais ou compartilhados.

Alimentação: Geralmente a família prepara as refeições. Incluindo café da manhã, almoço (opcional) e janta. Você poderá escolher quando contratar a acmodação, com ou sem alimentação e também se terá apenas café da manha, café e jantar ou pensão completa com as 3 refeições. O almoço nem sempre é oferecido devido o estudante estar na escola neste momento e não há tempo de voltar para casa. Também, porque algumas famílias trabalham fora. Em algumas casas, para estudantes que contratam com as 3 refeições, as famílias mandam um lanche que servirá como almoço, mesmo porque nem todo mundo tem o hábito de almoçar como fazemos no Brasil e o almoço não é a principal refeição do dia principalmente nos países de lingua inglesa.

Regras: Você terá que obedecer as regras da casa, respeitar os horários das refeiçoes, horários de retorno para casa para não atrapalhar demais a família. Se não vier a tempo para o jantar deve avisar, se for chegar mais tarde o ideal é também avisar e quando chegar em casa, não fazer muito barulho pra não acordar todo mundo.

Espaço: Você terá seu próprio quarto ou dividirá com alguém, conforme contratares. O banheiro privado nem sempre é viável, geralmente tem que dividir com os demais membros da família. Os outros cômodos da casa são compartilhados com todos os integrantes da sua host family.

Organização: Geralmente as famílias não cobram dos estudantes a ajuda na organização da casa, mas é preciso ter bom senso, não custa nada oferecer ajuda para lavar a louça e manter o próprio quarto organizado. Além disso, algumas famílias lavam roupas, outras oferecem a maquina de lavar para que o proprio estudante lave suas roupas.

Localização: Geralmente não ficam nas regiões centrais das cidades, mas todas possuem fácil acesso. Em média 30 minutos distantes da escola, com poucas exceções em cidades maiores principalmente.

Custo x Benefíco: Se o seu objetivo for o aprendizado do idioma e principalmente, se não quiser se preocupar em fazer comida, lavar roupas, etc.. esta é com certeza a melhor opção, mesmo porque, com alimentação inclusa acabará ficando mais em conta.

 

homestaytoronto quartohomestaytoronto

  (Fotos Homestay no Canadá)

 

Residencial Estudantil / House Share

O residencial estudantil é o espaço que você divide com outros estudantes. Nesta opção você é quem faz sua própria rotina, no residencial você terá contato com estudantes de várias nacionalidades, que assim como você saíram de seu país pra ir em busca de especialização no exterior. Obviamente neste tipo de acomodação você terá uma maior liberdade, mas ao mesmo tempo, terá que se preocupar com mais coisas, principalmente com a segurança de seus pertences, lavar roupas, cozinhar, etc..

Alimentação: Cada morador é responsável pela sua alimentação, geralmente dividem cozinha, banheiros, etc.;

Regras: Na verdade cada um se vira por conta, alguns residenciais estipulam regras que devem ser seguidas, mas em geral, cada um cuida de si é de suas coisas. Uma boa opção para quem procura por mais liberdade e já consegue se comunicar bem no idioma do país;

Espaço: você pode ter um quarto individual ou compartilhado com 2, 3, 4 ou mais pessoas. O custo geralmente é proporcional ao número de pessoas que irá dividir. Os ambientes do residencial são compartilhados por todos. Alguns residenciais também oferecem a opção de banheiros individuais, mas isso poderá custar bem mais caro;

Organização: Assim como a alimentação, cada morador do residencial é responsável pela sua “bagunça”. Periodicamente uma pessoa responsável pela organização aparece para auxiliar os moradores; Como tem pessoas de diversos países, poderá se surpreender com a organização e limpeza de estudantes de alguns países, deve estar preparado para isso.

Localização: Estão nas regiões centrais das cidades. Na maioria das vezes dentro dos campus ou bem próximo das escolas.

image8   image7   image4   image3     

(Fotos Residencial Estudantil na Irlanda)

Veja em nosso site vídeo com exemplo das acomodações disponíveis na Irlanda:

Hostels

Os hostels são praticamente iguais aos residenciais, com a diferença que não hospedam apenas estudantes. Qualquer pessoa poderá fazer uma reserva e se registrar num hostel. A maior diferença é o número de cama por quarto, pois para ficar mais econômico certamente vai ter que dividir o dormitório com 10, 15 ou até mais de 20 pessoas.

Comparativamente, entre as 3 opções os residenciais em geral ficam mais baratos para um primeiro momento, sendo que, se considerar que as casas de família inclui alimentação, o custo x benefício das casas de família são mais interessantes. Alunos que irão estudar por mais de 3 meses, sugere-se reservar inicialmente apenas 2 a 4 semanas de acomodação, pois neste caso será mais vantajoso alugar um apartamento ou uma casa posteriormente, o que poderá acabar sendo mais econômico.

A acomodação que você reservar e pagar antes da viagem em geral não poderá ser cancelada. Por este motivo, se estiver em duvida, reserve inicialmente 2 a 4 semanas e depois de chegar la, poderá decidir em continuar na acomodação e pagar direto para acomodação. Neste caso, sugerimos confirmar a disponibiidade logo que chegar e reservar com a maior antecedência possível, pois a acomodação já poderá estar reservada para outro estudante, o que te obrigará a mudar-se. Poderá solicitar nossa ajuda para isso ou poderá procurar por conta com seus colegas e amigos.

Devido ao fato de que somente iremos organizar a fazer a reserva da acomodação após o estudante ter comprado a passagem, este poderá fazer a matircula no curso inicialmente e deixar para solicitar a acomodação após ter adquirido a passagem. Com isso, poderemos oferecer serviço de acomodação personalizado, enviando opções e valores para que o estudante decida a acomodação que melhor se enquadrar ao seu perfil e disponibilidade financeira. Neste caso, poderemos ver opções de apartamento para alugar, hoteis, hostels, opções para dividir apartamentos e casas https://www.airbnb.com.br/