Trabalhando na Irlanda

Tags: dicas irlanda

08/04/2015

Irlanda, a terra dos pubs e do Leprechaun. É um dos poucos países que permite ao estudante estrangeiro trabalhar legalmente enquanto estuda. Essa combinação de trabalho e estudo é uma ótima forma de imersão no idioma e na cultura local, e sem falar no dinheiro que é sempre bem vindo.

Seja em São Paulo ou em Dublin, em Cork ou Porto Alegre as vagas de emprego não vão aparecer na sua porta, é você que deve ir atrás das ofertas. Uma simples caminhada pelas ruas pode revelar inúmeras possibilidades, os seus contatos também são importantes, avise aos colegas e novos amigos que está à procura de trabalho, e você ainda conta com a ajuda de sites que divulgam diversas vagas, como:

http://www.jobs.ie/

http://www.irishjobs.ie/

https://ireland-constructionjobs.com

Existem muitas ofertas de trabalho para intercambistas. A maioria delas é na área de atendimento no comércio local, nas cozinhas de restaurantes, em hotéis e pubs. Por mais que tenha formação e experiência no Brasil, lembre-se de que não tem experiência profissional em solo Irlandês, e é preciso começar em algum lugar. O intercambista deve ter consciência de suas limitações, principalmente no que se refere ao idioma: quanto melhor você se comunicar, mais oportunidades vão surgir.

A dica que damos para nossos amigos, é para ficarem tranquilos e se dedicarem, inicialmente dê prioridade para o aprendizado da língua, estude o máximo que puder, e depois que estiver confiante e dominando o Inglês, vá atrás e saia distribuindo seus currículos.

Trabalho é sinônimo de independência, e uma experiência no exterior agrega muito em um currículo.

O primeiro passo para conseguir um trabalho no exterior é uma boa apresentação. Geralmente o primeiro contato com o empregador é por meio de uma Cover Letter e do seu Curriculum. Na Irlanda é comum enviar estes dois itens na hora de entrar na disputa por um emprego. E como “a primeira impressão é a que fica” você deve estar preparado para causar boas impressões na hora de buscar uma vaga. Calma, isso pode ser mais simples do que imagina!

 O que é uma Cover Letter?

No Brasil a Cover Letter não é conhecida, mas no exterior ela é essencial para quem está à procura de um emprego. Uma Cover Letter, nada mais é do que uma carta de apresentação. Nela você deve falar sobre a sua VIDA PROFISSIONAL.

 

 Como montar minha Cover Letter?

Seu nome completo, endereço, telefone e email no cabeçalho. É por aí que você começa sua apresentação.

Depois de identificar-se, cumprimente o recrutador, seu dever é descobrir com quem irá comunicar-se, expressões neutras não são tão impactantes. Descarte o “Dear Mr. Manager”, sua carta deve ser completamente personalizada e o nome do recrutador é essencial para demonstrar seu interesse na empresa. Não existe uma lista de mandamentos para a Cover Letter perfeita, mas existe um roteiro que pode seguir:

No primeiro parágrafo explique por que está escrevendo e qual foi o principal motivo que fez você se interessar pela vaga.

Nos parágrafos seguintes fale sobre a sua formação educacional e sobre suas experiências. Aproveite para citar as suas habilidades e qualidades, e como poderá contribuir se for o escolhido.

Sua Cover Letter está chegando ao fim, disponibilize-se para mais informações e demonstre sua vontade de ouvir uma resposta positiva.

Conclua-a com expressões como, “Best regards” e “Sincerely” seguidos de seu nome e assinatura.

 Lembre-se que sua Cover Letter deve ser objetiva, ela é uma carta de apresentação e não uma biografia. A intenção é fazer com que o recrutador tenha interesse em ver seu curriculum e consequentemente selecione-o.

 

 

A estrutura do curriculum

 Personal Details (Detalhes Pessoais)

A PRIMEIRA PARTE DO SEU CURRICULUM DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, SEU ENDEREÇO, UM NÚMERO DE TELEFONE PARA CONTATO E EMAIL. Dispense idade, sexo e estado civil. A tradicional fotinho 3×4 também não é necessária; O que o empregador irá avaliar são suas habilidades e qualificações.

curriculo 01

Work Experience

COMECE PELO NOME DA EMPRESA, O PERÍODO QUE TRABALHOU E POR ÚLTIMO AS FUNÇÕES DESENVOLVIDAS;

curriculo 00

 

Education and Training

EXPONHA OS ITEMS DE RELEVÂNCIA DO SEU CURRICULUM ESCOLAR. Citar o local onde cursou o ensino fundamental e o ensino médio é desnecessário. SE POSSUIR ENSINO SUPERIOR, CITE A INSTITUIÇÃO E O PAÍS, LOGO ABAIXO O CURSO E O PERÍODO QUE CURSOU (veja a dica 5). Neste espaço você também pode colocar os seus cursos de idioma, inclusive o que está cursando.

curriculo 02

 

Interests and Achievement

AQUI VOCÊ DEVE EXPLICAR PORQUE SE CANDIDATOU A VAGA, SE POSSUI ALGUM TÍTULO OU PRÊMIO VALE A LEMBRANÇA. É interessante citar seu hobbie se ele tiver algo em comum com a vaga que se candidatou, como por exemplo, se você pratica golfe e se candidatou para uma vaga em um campo de golfe;

curriculo 03

 

Skills

Espaço reservado para o marketing pessoal! AQUI VOCÊ PODE CITAR SUAS HABILIDADES E QUALIDADES, CITE TAMBÉM OS IDIOMAS QUE FALA E O SEU NÍVEL EM CADA UM.

curriculo 04

 

Dicas para uma Cover Letter e um Curriculum campeões

Dica 1:

Menos é mais! Coloque no papel só o que é realmente relevante, e nada de enfeitar demais suas experiências;

 Dica 2:

Faça um Curriculum e uma Cover Letter para cada lugar que deseja trabalhar. O perfil que os responsáveis pelo recrutamento de um restaurante procuram, vai ser bem diferente do perfil que o empregador de uma loja busca e mais diferente ainda do que alguém que está buscando por serviços de housekeeper.

 Dica 3:

A escrita deve ser formal, troque as contrações I’M por I AM, I CAN’T por I CAN NOT;

 Dica 4:

Erros de gramática podem acabar com uma oportunidade, revise;

 Dica 5:

No exterior é comum haver diferença entre diploma e bacharel. Na Europa você é diplomado se o seu curso teve de um a dois anos de duração; Já se você quer citar seu curso na faculdade (quatro ou mais anos) você é bacharel;

 Dica 6:

Ambos devem ser claros e objetivos, nada de textos longos e informações desnecessárias;

 Dica 7:

A Cover Letter e o Curriculum devem complementarem-se. Cuide para não ser repetitivo;

 Dica 8:

E a última dica: revise novamente!

Agora que já sabe como montar um Currículo e uma apresentação,é só sair pra rua, e distribuir o maior número possível, e sempre lembrando, sorria e seja educado e cordial.

 

Cover Letter exemplo

Cover Letter ex

Currículo Exemplo

curriculo

 

Por Mirela Moura



Notice: Undefined index: nome_turno in /var/www/html/application/modules/default/controllers/BlogController.php on line 279