Dinheiro ou VTM? Conheça um pouco mais sobre duas formas de levar seu dinheiro para o exterior

08/04/2015

A alta do dólar está sendo um dos piores pesadelos dos intercambistas, a cotação do câmbio sempre foi e sempre será instável.

A cada fim de dia os valores alteram-se e podem fazer uma grande diferença no orçamento final. Se a moeda do país destino caiu não hesite em começar o pé de meia.

  • A dica para não sair perdendo é o PLANEJAMENTO. Se você já tem seu destino escolhido comece a conferir o câmbio. Se você não entende nada, mas conhece alguém que está sempre por dentro do assunto peça para essa pessoa te avisar quando vale a pena investir.

 bank-notes-bills-buy-2114-723x550

 

Como levar meu dinheiro?

Dinheiro

PRÓS: A opção de levar o dinheiro em espécie é ainda a forma mais em conta para quem vai viajar.

  • Comprar a moeda do país de destino antes mesmo de embarcar é a forma de fixar o câmbio, esse que muda todo dia e quase é preciso uma bola de cristal para saber o que pode acontecer. Se você conseguir uma boa cotação e alguns dias depois o valor disparar, comemore, você investiu seu real do jeito certo. Lembrando que quem planeja uma viagem com tempo, consegue as melhores cotações.

CONTRAS: Por outro lado fixar o câmbio pode não ser tão vantajoso assim, se o valor da moeda baixar quem saíra perdendo é você. Carregar em espécie não é nem de longe a forma mais segura de transportar seu dinheiro, mas se assim preferir carregue a quantia em sua bagagem de mão e nada de cochilos.

Cartão Visa Travel Money

PRÓS: Os cartões são os meios mais seguros e práticos para as viagens. A EE trabalha também com o VTM, um cartão pré-pago que você carrega com a quantia necessária e pode usá-lo como cartão de débito e saque. E se faltar dinheiro? Sem problemas! O VTM também pode ser recarregado a distância.

  • O cartão é aceito em milhões de estabelecimentos pelo mundo, e você pode acompanhar seu saldo e extrato online mesmo, se seu saldo continuar positivo na volta para casa você pode mantê-lo para uma próxima viagem ou utilizá-lo nos estabelecimentos com a bandeira Visa Electron.
  • Os valores levados em cartões de viagem são isentos de declaração.

CONTRAS: Há um limite diário de operações e valores de saques.

Lembrando que o Visa Travel Money é disponibilizado gratuitamente pela Estudar no Exterior.

calculating-calculation-calculator-3305-830x550

Atenção especial se for embarcar com dinheiro: Se o valor que o viajante trouxer ou levar ao exterior ultrapassar os R$10.000,00 este deve ser declarado. Para viagens de intercâmbio um dos requisitos na maioria das vezes é o estudante levar uma quantia para possíveis imprevistos. Cada país tem sua própria regra para a entrada com dinheiro vivo, nos EUA, por exemplo, o viajante pode entrar com no máximo US$10.000,00. Esteja atento!